Ouvindo...

Paris 2024: delegações do Time Brasil desembarcam na capital francesa; veja fotos

Atletas iniciam preparação em Paris para a disputa da Olímpiada, que terá cerimônia de abertura na sexta-feira (26)

Neste fim de semana, novos integrantes do Time Brasil desembarcaram em Paris, na França, para a Olimpíada. Delegações do vôlei de praia, tiro com arco, skate, canoagem e outras já estão na capital francesa.

A surfista Tati West chegou no Taiti - ilha da Polinésia Francesa, local da disputa -, e atletas do judô embarcaram para a França neste domingo (21).

Skate Street

A Seleção Brasileira de Skate Street entrou na Vila Olímpica neste domingo (21). Na segunda-feira (22), os skatistas realizarão um reconhecimento da pista. A competição acontece no primeiro final de semana olímpico (27 e 28).

Ainda no aeroporto, a skatista Gabi Mazetto falou sobre a emoção de participar dos Jogos Olímpicos. Aos 25 anos, ela adiou o sonho da disputa da medalha olímpica para priorizar o sonho de ser mãe.

“Como eu sempre disse, era um sonho de criança. Tóquio foi difícil, porque era uma mistura de emoções, eu tinha acabado de ter a minha filha e sentia que eu tinha oportunidade de estar lá, eu tinha potencial. E agora estou realizando esse sonho, porque eu fiz por onde e essa vaga é minha”, disse Gabi.

Rayssa Leal chegou antes dos seus companheiros de equipe. A medalhista olímpica desembarcou em Paris no sábado (20).

“Além de me divertir e dar o meu melhor, a minha meta é ter um bom resultado. A expectativa está enorme, eu estou doida para chegar na Vila Olímpica, conhecer o pessoal, ver os novos atletas. Estou vindo para a minha segunda edição e sou muito novinha, mas tem gente vindo para a primeira’’, comentou Rayssa no desembarque.

A skatista ainda falou sobre a oportunidade de ter público na Olímpiada. Vale lembrar que os Jogos de Tóquio 2020 foram disputados durante a pandemia de COVID-19.

“É legal demais saber que a gente tem um apoio muito grande e que estamos sendo recebidos de braços aberto em Paris. Ter esse apoio todo depois de termos disputado os últimos Jogos Olímpicos na pandemia. Estou muito feliz com isso.’’

Leia também

Tiro com arco

O veterano Marcus D’Almeida chegou junto com a colega Ana Luiza Caetano. O arqueiro reforçou a importância da disputa em duplas.

“Tem que ter conexão com a dupla. Dar suporte. Saber que cada tiro é um tiro. Cada um está no seu mundo, mas podemos nos ajudar. Tem essa particularidade. Alguém acaba tendo que estar no domínio da situação. Isso é importante para a dupla. Ela tem a garra. Às vezes eu sou muito frio e ela está com a garra mais ativa”, afirmou Marcus, que vai disputar a sua terceira Olimpíada.

Ana Luiza elogiou o arqueiro e destacou a importância dele na sua preparação. “Sempre fui da competição por equipes. O Marcus me criou. Ele me ensinou muita coisa que eu sei do esporte. Ele me transmite tranquilidade e segurança. Posso chegar tranquila e fazer o meu”, completou a atleta que vai disputar os primeiros Jogos Olímpicos.

Canoagem Slalom

Pedro Henrique Gonçalves e Ana Sátila Vargas não só chegaram em Paris como já fizeram os primeiros treinos na comuna de Vaires-sur-Marne, a 25 km da capital francesa.

“A gente analisou muito, eu e equipe técnica. Cheguei a pedir conselhos a amigos da canoagem, tcheco campeão olímpico aposentado. Todos falaram que era uma oportunidade nas mãos que ninguém está tendo, que é a de conhecer a pista antes de todo mundo, remar mais que todo mundo no canal. Vou poder entrar no canal duas vezes mais que meus concorrentes”, contou Pepê.

Ana, que já conhecia o ambiente, também falou sobre a experiência dos Jogos Olímpicos. “Eu estou muito feliz. Desde o primeiro treinamento aqui, em novembro, tenho me sentido muito bem nessa pista, que tem mudado com o tempo. Eu consegui me adaptar muito bem. Estou muito contente com todo o trabalho que fiz para chegar aqui. Eu sempre remei com muito foco, dedicação e disciplina”, pontuou Ana, que com apenas 28 anos está indo para sua quarta Olimpíada.

Ana Sátila e Pepê disputarão as três modalidades da canoagem slalom: C1, K1 e caiaque cross.

Badminton

A equipe brasileira de Badminton também realizou os primeiros treinos em Paris. Neste sábado (20), Ygor Coelho e Juliana Viana conheceram a Arena Porte de la Chapelle, em Paris, palco das disputas nos Jogos Olímpicos de 2024.

Eu treinei super bem, eu senti que a quadra é boa pra mim, pro meu estilo de jogo. E agora eu espero colocar tudo que eu pratiquei, tudo que eu treinei em prática, né? E conseguir performar do jeito que eu quero, que é sair da fase de grupos e tentar a primeira medalha olímpica do Brasil. É isso que eu quero”, revelou Ygor.

Ygor Coelho está no Grupo J, ao lado de Kodai Naraoka, do Japão, e Jeon Hyeok Jin, da Coreia do Sul. No feminino, Juliana Viana enfrentará Supanida Katethong, da Tailândia, e Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, no Grupo D.

Tiro esportivo

Philipe Chateaubrian e Geovana Meyer, atletas do tiro esportivo brasileiro, desembarcaram em Paris para os Jogos Olímpicos. A dupla se deslocou para a subsede do tiro, na comuna de Châteauroux. A outra atleta da delegação brasileira, Georgia Furquim Bastos, do skeet, chega à França na terça-feira (23).

Vela

A equipe brasileira de vela do Brasil desembarcou com 12 atletas em Marselha, na França. O local sediará as provas da modalidade. s provas de vela começam no próximo domingo, 28.

A modalidade, inclusive, é sinônimo de muitas conquistas para o país nos Jogos Olímpicos. São 19 medalhas conquistadas, o segundo maior número na história ao lado do atletismo, ficando atrás apenas do judô, que tem 24.

Atletas da vela e classes:

  • Gabriela Kidd (ILCA 6)
  • Isabel Swan (470)
  • Kahena Kunze (49er FX)
  • Martine Grael (49er FX)
  • Marina Arndt (NACRA 17)
  • Bruno Fontes (ILCA 7)
  • Bruno Lobo (Fórmula Kite)
  • Gabriel Simões (49er)
  • Henrique Haddad (470)
  • João Siemsen (NACRA 17)
  • Marco Grael (49er)
  • Mateus Isaac (IQFoil)

Surfe

A surfista Tati West foi a última brasileira a chegar no Taiti, local de competição na Olimpíada de Paris 2024. Antes dela, Gabriel Medina e Tainá Hickel chegaram ao local na sexta-feira (19). Filipe Toledo, João Chianca e Luana Silva já estavam no local desde a semana passada, em processo de aclimatação. As disputas do surfe começam na terça-feira (30).

Vôlei de praia

As duplas brasileiras de vôlei de praia Carol Solberg/Bárbara e André Stein/George já estão na Vila Olímpica. Ana Patrícia/Duda e Arthur/Evandro chegam ainda neste domingo (21) em Paris.

“Quando eu entro na Vila Olímpica eu acho que é quando cai a ficha. Quando você entra aqui, vê os prédios de outras delegações, entra no quarto da gente, recebe o crachá. É uma emoção que não tem nem como dizer. E só você saber o quanto você lutou pra estar aqui pra sentir mesmo. Realmente é muito gratificante e fico muito feliz de estar aqui e ter essa oportunidade”, disse George sobre a Vila Olímpica.

“Sonhando com isso a vida inteira desde quando a gente começa a jogar pra estar aqui. Então, chegamos, né? Agora é assim, né? A nossa arena é num lugar maravilhoso, a Vila está espetacular, então é aproveitar, mas saber que a gente veio com o objetivo é correr atrás”, completou a dupla André.

Quer colocar ainda mais emoção nos Jogos Olímpicos? Na KTO você pode palpitar com as melhores odds! Clique aqui e acesse.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte