Ouvindo...

Paris 2024: COB revela segredo de Rebeca Andrade e gera insatisfação na CBG

Vídeo publicado nessa segunda-feira (8) mostrou novo salto treinado pela ginasta brasileira

Rebeca Andrade treina novo salto para Jogos Olímpicos de Paris 2024

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) publicou no Youtube, nessa segunda-feira (8), um especial sobre Francisco Porath Neto, treinador de Rebeca Andrade. O vídeo revelou a preparação da atleta para os Jogos Olímpicos de Paris e foi motivo de tensão com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Durante a publicação, é possível ver a ginasta do Flamengo praticando o salto Triplo Twist Yurshenko (TTY). O movimento era uma das cartas na manga de Rebeca para os Jogos Olímpicos de Paris.

A estratégia da Seleção Brasileira de Ginástica era divulgar o salto mais próximo da competição para impedir que concorrentes ao pódio pudessem se preparar para movimentos mais arriscados. Entretanto, a publicação do vídeo fez com que o segredo fosse revelado.

O salto TTY nunca foi realizado em competições oficiais, portanto não está no código de pontuação. Ainda que essa seja uma discussão técnica, ela é muito influenciada pelas seleções participantes nas disputas. O Brasil defende que ele tenha uma nota 6,0, já os EUA, que valha no máximo 5,8.

Tensão com a CBG

De acordo com Demétrio Vecchioli, do UOL, a divulgação do salto sem aval da CBG foi o ponto alto de uma insatisfação antiga da Confederação com o COB. Para a Confederação Brasileira de Ginástica, o Comitê Olímpico utiliza muito a imagem das atletas da equipe.

O Centro de Treinamento Time Brasil de Ginástica, inaugurado pelo COB em 2015, está localizado na Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ao lado do Parque Aquático Maria Lenk, sede de treinamento do Time Brasil. Dessa forma, a comunicação do COB possui um acesso mais fácil aos atletas da ginástica do que a outras modalidades.

O episódio fez com que a CBG decidisse tomar medidas mais severas em relação a seus atletas na Olimpíada. A entidade busca blindar os ginastas, não só da imprensa, mas também do COB.

Procurado, o Comitê Olímpico Brasileiro se pronunciou através de uma nota.

“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) mantêm uma relação estreita, reforçada com a criação do Centro de Treinamento da Ginástica Artística (CTGA), em 2015. Localizado dentro do Centro de Treinamento do COB, o CTGA tem sido fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento dos atletas brasileiros dentro de um ambiente de excelência e alta performance. O sucesso da modalidade é fruto desse trabalho em parceria. As duas entidades seguem alinhadas nesta reta final rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024”.

Quer colocar ainda mais emoção nos Jogos Olímpicos? Na KTO você pode palpitar com as melhores odds! Clique aqui e acesse.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte