Medalhista olímpico, Bruno Fratus anuncia que está fora de Paris 2024

Nadador enfrenta histórico de lesões que o impede de estar apto para disputar os Jogos Olímpicos

Bruno Fratus na final dos 50m livre de natação masculino dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

O nadador Bruno Fratus anunciou que não disputará os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O comunicado foi realizado na tarde desta terça-feira (30), através das redes sociais do atleta. O medalhista olímpico, que passou por uma recente cirurgia no joelho, alegou não estar apto para participar da seletiva brasileira a ser realizada entre os dias 6 e 11 de maio.

“É uma decisão muito difícil, mas preciso recuperar meu corpo e minha mente. Trabalhei muito para superar as lesões e as cirurgias dos últimos anos. Ficar fora dos Jogos de Paris é um golpe duro. Não consegui me preparar da maneira como gostaria, como deveria, foram períodos longos de recuperação, meses de dores, limitação de movimentos, e isso tudo impactou demais no planejamento”, explicou Fratus.

Bronze nos 50m livre nos Jogos de Tóquio, o nadador explicou que a decisão foi tomada em acordo com sua família que vem o apoiando no processo de recuperação da cirurgia que realizou em fevereiro deste ano.

Bruno Fratus em competição dos 50 metros livres da natação masculina nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

“Tentei até onde pude, me dediquei ao máximo, mas cheguei ao meu limite físico, mental e emocional. É muito difícil aceitar isso, mas chega um momento onde o ser humano por trás do atleta precisa ser priorizado. Conversei com a minha família, minha equipe, com os médicos e tomamos essa decisão em conjunto”, disse o atleta.

A operação no joelho não é a única lesão que interrompe o caminho de Fratus rumo à próxima Olimpíada. O nadador passou por outras três cirurgias no ombro direito, onde desenvolveu dores crônicas que o atrapalharam na rotina de treinamentos e preparação para campeonatos.

“Não estou em condições de nadar o meu melhor. É uma constatação dura, mas seria incoerente e egoísta ir até Paris sabendo que não estou em condição de representar o Time Brasil de forma adequada, sem a certeza de estar em plenas condições de lutar pelo ouro. O momento pede que eu cuide de mim. Este é um daqueles momentos em que a saúde clama por atenção. Quero agradecer o apoio incondicional do COB, do meu clube, Pinheiros, e de todos os meus patrocinadores e apoiadores que conseguem enxergar o ser humano por trás do atleta e compartilham dos mesmos valores e sentimentos que eu”, finalizou.

Seletiva olímpica de natação

A seletiva olímpica de natação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontece nos dias 6 e 11 de maio, no CT Olímpico da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. A competição definirá quais serão os representantes do Time Brasil na modalidade.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.

Ouvindo...