Ouvindo...

O que esperar do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

Homens tentam voltar ao pódio após campanha decepcionante em Tóquio

Bernardinho e José Roberto Guimarães lideram Brasil em Paris 2024

Uma das modalidades mais vencedoras do esporte brasileiro, o vôlei de quadra é sempre esperança de medalhas em Jogos Olímpicos. Diferentemente de outras edições, os times masculino e feminino não chegam, inicialmente, como os favoritos ao ouro.

Os homens, inclusive, ficaram fora do pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio, algo que não era registrado desde Sidney 2000. Neste ciclo, ainda sob o comando de Renan Dal Zotto, a equipe ficou com o bronze no Mundial de 2022.

Na Liga das Nações, a Seleção Brasileira também ficou fora do pódio nas últimas duas edições, com derrotas para Estados Unidos e Polônia nas quartas de final. Ainda em 2023, houve a derrota inédita para a Argentina em Sul-Americano, disputado no Recife.

Para os Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil tem um novo componente importante. Bicampeão olímpico em 2004 e 2016, Bernardinho está de volta ao comando da equipe e tenta retomar o protagonismo no cenário internacional.

Antes da Olimpíada, o treinador multicampeão ainda terá a disputa de uma Liga das Nações para fazer testar e preparar a equipe.

Neste momento, o Brasil é o quinto colocado do ranking mundial e não figura entre os principais favoritos ao ouro, o que pode mudar com a presença de Bernardinho. Ele deve contar com o retorno de Douglas Souza e também tem o crescimento do oposto Darlan.

A missão do treinador, que já cansou de provar que é capaz de melhorar times, é elevar o nível da Seleção Brasileira para voltar ao pódio e tentar incomodar os favoritos, sobretudo Polônia e Estados Unidos.

Seleção Feminina

O time feminino vem de medalhas de prata na última edição dos Jogos Olímpicos e também no último Mundial. A base da equipe deve ser mantida por José Roberto Guimarães.

No cenário de maior equilíbrio, Sérvia, Estados Unidos, Turquia e Itália aparecem como os concorrentes mais fortes. A Seleção Brasileira está nessa disputa por medalha para Paris 2024.

José Roberto Guimarães ainda terá mais uma edição da Liga das Nações para testar e preparar a equipe antes dos Jogos Olímpicos. Mais madura, a ponteira Ana Cristina pode ser uma nova arma importante para a equipe.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.