Veja os potes para o sorteio dos grupos do futebol feminino em Paris-2024

Brasil está no 3 e vai pegar rivais fortes como EUA, Espanha, França, Alemanha, Canadá ou Japão; sem a Seleção Brasileira, potes do masculino também estão definidos

Seleção Brasileira Feminina foi vice-campeã da Copa Ouro de 2023

O Conselho da Fifa, em reunião nesta quinta-feira (14), definiu os potes para o sorteio dos grupos do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris, que será disputado de 26 de julho a 11 de agosto. O Brasil é uma das 12 seleções classificadas. O evento vai ser na próxima quarta-feira (20), às 16h (de Brasília), na cidade-sede do evento.

O critério de divisão foi por meio da colocação no ranking da entidade. O Brasil, 10º colocado atualmente, vai ficar no pote 3, portanto enfrentará certamente fortes equipes como França, Espanha ou Estados Unidos (do pote 1) e Japão, Alemanha ou Canadá, do pote 2.

Os potes no feminino ficaram divididos assim:

Pote 1

  • França
  • Espanha
  • Estados Unidos

Pote 2

  • Japão
  • Alemanha
  • Canadá

Pote 3

  • Brasil
  • Colômbia
  • Austrália

Pote 4

  • Nova Zelândia
  • Representante africano 1
  • Representante africano 2

Pelas regras do sorteio, a Fifa evita que seleções de um mesmo continente estejam juntos na mesma chave. As representantes africanas serão conhecida em um Pré-Olímpico que será realizado em abril.

O evento entre as mulheres nos Jogos começa em 25 de julho, com os homens iniciando um dia antes, no dia 24. A final feminina será em 10 de julho, um dia depois da masculina.

O Brasil terá Arthur Elias no banco de reservas, substituindo Pia Sundhage. Não há restrição de ida para a competição feminina, que pode ter em campo as melhores jogadoras do mundo.

O futebol na Olimpíada de 2024 será disputado em seis cidades, além de Paris: Lyon, Bordeaux, Nantes, Nice, Saint-Ettiéne e Marselha.

Potes do masculino

A Fifa também definiu os potes do sorteio das chaves do futebol masculino para Paris-2024, que será também em 20 de março. O Brasil não conseguiu a classificação no Pré-Olímpico disputado em janeiro, na Venezuela.

Diferentemente do feminino, para a divisão dos potes entre os homens é usada a campanha das seleções nas cinco últimas edições olímpicas, com pontuação por vitória, empate ou derrota.

Pote 1

  • França
  • Representante da Ásia 1
  • Representante da Ásia 2
  • Argentina

Pote 2

  • Espanha
  • Nova Zelândia
  • Paraguai
  • Marrocos

Pote 3

  • Estados Unidos
  • Egito
  • Representante da Ásia 3
  • Mali

Pote 4

  • República Dominicana
  • Israel
  • Ucrânia
  • Vencedor da repescagem da Ásia 4 x Guiné

Entre os homens há um limite de idade, 23 anos, com exceção a três veteranos que podem ser convocados. Os representantes asiáticos serão conhecidos no início de maio.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...