Maior medalhista olímpico do brasil em atividade, Isaquias Queiroz disputa na manhã deste sábado (26) a final do C1-1.000m no Mundial de Canoagem. A prova decisiva será disputada a partir das 7h (de Brasília). O brasileiro avançou com o quinto melhor tempo entre todas as semifinais. Os cinco primeiros colocados garantem uma vaga para Paris 2024.
Mais do que isso, já que a classificação é provável, a disputa deste sábado vai mostrar como está cada atleta a menos de um ano para os Jogos Olímpicos. Os principais nomes estarão na água em Duisburg, na Alemanha.
Na primeira prova qualificatória do Mundial, Isaquias Queiroz liderou grande parte do tempo e diminuiu o ritmo nos metros finais. Na semifinal, foi batido pelo tcheco Martin Fuksa também na reta final.
Inegavelmente veloz, conseguir manter a resistência durante toda a disputa deve ser o principal desafio para o brasileiro na final deste sábado. Apesar da disputa aberta, o romeno Catalin Chirila é o atual campeão e forte candidato ao ouro.
Isaquias Queiroz tem 14 medalhas em Mundiais, sendo sete ouros, uma prata e seis bronzes.
Desafio para Isaquias Queiroz
Com quatro medalhas olímpicas no currículo (duas de bronze, uma de prata e uma de ouro), Isaquias tem a chance de atingir mais um feito histórico em Paris. Se conquistar duas medalhas em 2024, ele se isola como o brasileiro que mais subiu ao pódio na história das Olimpíadas.
Atualmente, apenas os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco medalhas, estão acima do atleta baiano.