Ouvindo...

Times

Torcedores do Sul são os que mais assistem à Libertadores e à Sul-Americana, mostra pesquisa

Grande audiência dessa região brasileira pode ser explicada pela frequência das equipes nas competições internacionais

Torcedores de futebol da região Sul do Brasil são os que mais assistem às competições internacionais do continente, como mostra a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no ‘O Maior Raio-X do Torcedor’. Seja na Copa Libertadores ou Copa Sul-Americana, essa região do país é líder com folgas quanto o assunto é audiência dos principais torneios continentais da América do Sul.

Em relação à Libertadores, 64% dos entrevistados da região Sul afirmam que assistem aos jogos “sempre ou com frequência”. A liderança se dá por nove pontos percentuais para a região Centro-Oeste, onde 55% dos torcedores são audiência constante. Curiosamente, a região Sudeste vem apenas em 3º, com 54%, apesar do empate técnico com o Centro-Oeste.

Na Sul-Americana, a liderança do Sul do Brasil é confirmada mais uma vez, porém com menor folga. Dentre os entrevistados dessa região, 30% acompanham o torneio “sempre ou com frequência”, contra 25% na região Sudeste, quem vem na sequência do ranking. Fechando o pódio, está a região Nordeste, com 24%.

Vale lembrar que a Copa Sul-Americana tem esse nome desde 2002. Anteriormente, a competição tinha outro formato e se chamava Copa Conmebol.

Já com o novo nome, a Sul-Americana teve cinco campeões vindos do Brasil, sendo dois do Sul do país: o Internacional em 2008 e a Chapecoense em 2016. Na Libertadores, por outro lado, são 23 títulos brasileiros na história, sendo cinco do Sul: três do Grêmio (1983, 1995 e 2017) e dois do Internacional (2006 e 2010).

Apenas as regiões Sul e Sudeste do Brasil contam com ao menos um time campeão da Libertadores ou Sul-Americana.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Torcedores por região do Brasil que mais assistem à Copa Libertadores

  • Sul - 64%
  • Centro-Oeste - 55%
  • Sudeste - 54%
  • Norte - 51%
  • Nordeste - 44%

Torcedores por região do Brasil que mais assistem à Copa Sul-Americana

  • Sul - 30%
  • Sudeste - 25%
  • Nordeste - 24%
  • Centro-Oeste - 22%
  • Norte - 23%

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais