Ouvindo...

Times

Cai pela metade o público brasileiro que assiste ao Francês após saídas de Messi e Neymar

Ligue 1 chegou a superar o Campeonato Italiano, mas saída da dupla de craques fez despencar apreço brasileiro pela elite francesa do futebol

A presença de craques do futebol mundial no PSG atraiu grandes atenções ao Campeonato Francês. Sem eles, é natural que a audiência também sofra um recuo, fato destacado na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no ‘O Maior Raio-X do Torcedor’. Em relação ao público brasileiro, esse apoio à Ligue 1 caiu pela metade na comparação entre 2023 e 2024.

Contando com Messi e Neymar, por exemplo, o Campeonato Francês era assistido “sempre ou frequentemente” por 8% dos torcedores de futebol no Brasil em 2023. Já em 2024, após a saída da dupla, esse percentual caiu pela metade e foi a 4%.

Curiosamente, a Ligue 1 superou até mesmo o tradicional Campeonato Italiano no último levantamento. Ambos perderam espaço no comparativo dos anos, mas a queda na França fez o campeonato nacional se tornar o menos assistido dentre os torneios na Inglaterra, Espanha, Itália e a própria França.

No topo dessa lista, seguem o Campeonato Espanhol e o Campeonato Inglês, empatados tecnicamente tanto em 2023 como em 2024. Sem grandes surpresas, o campeonato internacional mais assistido pelos brasileiros é a Copa Libertadores, acompanhada com frequência por 53% dos entrevistados.

Em seguida, está a Copa Sul-Americana, com 25%. Fora do continente, a Champions League domina, com audiência de 30%.

Leia também

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Campeonatos nacionais da Europa que mais são assistidos pelos brasileiros

  • Campeonato Espanhol e Campeonato Inglês - 12%
  • Campeonato Italiano - 5%
  • Campeonato Francês - 4%

Times estrangeiros com maior torcida no Brasil

  • Real Madrid - 15%
  • Barcelona - 8%
  • Manchester City - 2%
  • PSG - 1%


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais