Ouvindo...

Times

Falta de segurança ainda é o que mais afasta o torcedor brasileiro dos estádios, mostra pesquisa

Um apontamento importante é que o sentimento de insegurança nos estádios brasileiros é maior entre as mulheres

O estádio de futebol é inseguro para um em cada três torcedores que declararam à Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest terem o hábito de acompanhar In Loco aos jogos do seu time do coração.

É importante destacar, que dentro do universo de torcedores acima de 16 anos, formado por 89% dos entrevistas no O Maior Raio-x do Torcedor, apenas 19% têm o hábito de ir aos estádios de futebol.

Diante do simples questionamento: “se sente seguro no estádio?”, 33% dos entrevistados disseram que não, com 67% afirmando que sim.

Um apontamento importante é que o sentimento de insegurança nos estádios brasileiros é maior entre as mulheres. Entre as torcedoras, 40% não se sentem seguras, com 60% dizendo que sim.

Para os homens, os estádios são seguros para 73%, com 27% afirmando que se sentem inseguros nos campos de futebol pelo Brasil.

Motivo principal

A questão da insegurança é tão importante, que aparece como a principal causa do afastamento do torcedor dos estádios brasileiros. Um em cada cinco entrevistados (20%) colocou isso como o motivo para não acompanhar de perto o time do coração.

Metodologia

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais