Ouvindo...

Times

Com saída de Messi e Neymar, torcida do PSG diminui no Brasil, mostra pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest

Craques do futebol mundial deixaram o clube francês no último ano e impactaram no número de torcedores no Brasil

Antes do começo da temporada 2023/24 na Europa, o PSG perdeu duas das principais estrelas do elenco: Lionel Messi, que foi para o Inter Miami, dos Estados Unidos; e Neymar, que assinou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Sem os dois jogadores, o clube francês perdeu popularidade entre os brasileiros, como mostra a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no ‘O Maior Raio-X do Torcedor’.

Em 2023, ainda com a presença da dupla ex-Barcelona, o PSG era o 3º clube estrangeiro com maior número de torcedores no Brasil, com 5%. Passada uma temporada, os franceses agora têm apoio de apenas 1% dos brasileiros que torcem para alguma equipe de fora, em queda de cinco pontos percentuais.

Agora, o PSG está em 4º no ranking, empatado tecnicamente com o Boca Juniors, da Argentina. O detalhe é que outro astro do PSG, Mbappé, acaba de anunciar a sua despedida. Tendência de mais queda na popularidade do clube parisiense?

A dupla espanhola Real Madrid e Barcelona segue nas duas primeiras posições, respectivamente, e com folga. Entretanto, a queda dos franceses levou à ascensão do Manchester City, que venceu a Champions League 2022/23 e conta com nomes de peso no elenco, como o goleiro brasileiro Ederson; o meia belga De Bruyne; o atacante norueguês Haaland; e o técnico espanhol Pep Guardiola.

Vale lembrar que, segundo o levantamento, 62% dos torcedores brasileiros não se declaram apoiadores de um clube estrangeiro. Na comparação com 2023, houve aumento de dois pontos percentuais no quesito.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Times estrangeiros com maior torcida no Brasil

  • Real Madrid - 15%
  • Barcelona - 8%
  • Manchester City - 2%
  • PSG - 1%
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais