Helio Castroneves, piloto da
Após o incidente, Castroneves utilizou o Instagram para detalhar o momento de pânico vivido por ele.
“Em todos meus anos de automobilismo isso nunca tinha acontecido comigo, queria agradecer a equipe de resgate por causa deles estou bem. Super trabalho também da equipe A.Mattheus Motorsport por consertar o carro antes da corrida e deixar competitivo. Amanhã temos mais, graças a Deus, hoje foi só um susto!!! E nois”, disse em legenda de post no Instagram.
A fumaça inalada por Helio começou a ser liberada pelo motor enquanto o piloto se preparava para iniciar volta rápida no Q1 do treino classificatório. No início da propagação, Castroneves se manteve tranquilo e tentou conduzir o bólido até o pit lane, mas sem sucesso.
Pouco tempo depois, o propulsor do carro parou de funcionar e a intensidade da fumaça aumentou. Helio tentou sair do cockpit, no entanto, a porta do bólido estava travada, o que prolongou a exposição do piloto ao gás tóxico.
Após alguns segundos de pânico, Castroneves conseguiu abrir a porta e sair do carro. O piloto chegou a se deitar no gramado ao lado da pista em busca de recuperar o fôlego enquanto esperava o resgate, que demorou alguns instantes para socorrê-lo.
Intoxicação causada por fumaça tóxica
Ao SporTV, o médico oficial da Stock Car, Dino Altmann, revelou que Helio Castroneves sofreu uma intoxicação causada pela fumaça tóxica. No entanto, o médico tranquilizou a todos e explicou que o piloto não sofreu queimaduras ou ferimentos mais graves.
Disputou corrida sprint após o incidente
Apesar do susto, Helio conseguiu disputar
Já no domingo (20), Castroneves não teve o mesmo desempenho.
Nova era marcada por falhas mecânicas
Todavia, a mudança tem se mostrado uma “dor de cabeça”. Após a etapa do Velopark, a terceira da temporada 2025, Gabriel Casagrande, atual campeão da categoria, e Felipe Massa utilizaram as redes sociais para desabafar depois de seus respectivos carros apresentarem falhas mecânicas.
No entanto, durante uma das sessões de treino, as equipes voltaram a ter problemas com os carros durante a primeira sessão de treinos extra no Autódromo Velocitta. A informação foi antecipada pelo site Grande Prêmio e confirmada pela Itatiaia.