Felipe Massa e Gabriel Casagrande, atual campeão da
Os pilotos da TMG Racing e da AMattheis Racing, respectivamente, ficaram na bronca após os propulsores da GM, que equipam os bólidos, falharem e prejudicarem o desempenho na prova.
Massa, em vídeo publicado no Instagram, destacou que esta foi a quinta quebra de motor em cinco corridas disputadas na temporada. A gravação contou com a participação de Thiago Meneghel, chefe de equipe da TMG.
“Mais um final de semana que se encerra aqui em Porto Alegre, no Velopark. Logicamente, frustrante. Essa foi a quinta corrida que tive no campeonato e foram cinco quebras neste ano”, iniciou.
Adiante, o ex-piloto de Fórmula 1, detalhou o problema apresentado pelo propulsor do carro.
“Aí arrancava o pé do acelerador, aí ele voltava. Só que aí já não tinha mais a aceleração inteira, era toda hora acelerando e falhando”, disse Massa.
Felipe, que largou na terceira posição e lutava pela vitória até o problema mecânico, não terminou a corrida.
Campeão na bronca
“Classificamos em 9º aqui no Velopark. Por pouco não passamos ao Q3. Motor falhando nas últimas 3 voltas no Q2, pra variar, mais uma sessão com problemas que fogem do nosso controle”, escreveu na legenda da primeira
Na segunda, também publicada no sábado (7), após a corrida sprint Casagrande utilizou um tom irônico para realizar novas críticas.
“Tá tudo mil maravilhas. Vocês não estão vendo como todo mundo está feliz no autódromo? Afinal… Os 15 carros que tiveram problemas hoje pararam por má vontade dos pilotos; É super fácil conseguir patrocinadores; A categoria está com um orçamento cada vez menor; O tratamento para com pilotos, equipes, patrocinadores e público é impecável; Todas as nossas dúvidas recebem respostas claras e soluções rápidas; Nós podemos expressar nossas opiniões livremente, sem represálias”, iniciou.
“Fica aqui o registro da minha frustração, não só com o dia de hoje. Peço mais uma vez desculpas aos patrocinadores e torcedores, com quem tenho responsabilidade e compromisso. A nossa parte estamos fazendo”, concluiu o piloto.
Por fim, a última postagem realizada pelo tricampeão da categoria foi direta.
“Mais uma quebra”, disse em publicação realizada nesse domingo (8).
Casagrande largou em nono para a corrida principal e terminou a prova na 24ª colocação.
Posicionamento da Stock Car
Procurada pela reportagem da Itatiaia, a organização da categoria evitou rebater o posicionamento dos pilotos.
Antes da corrida de domingo, a Stock Car aplicou uma medida para tentar evitar as falhas. A decisão foi por eliminar o pit stop obrigatório e diminuir a duração da corrida em dez minutos.
Veja nota na íntegra
Na prova de sábado foi identificado um problema eletrônico na gestão da turbina do motor, que estava gerando superaquecimento e quebra do equipamento.
Para evitar isso, neste sábado, em reunião que se encerrou no início da noite, as equipes e a organização decidiram por eliminar o procedimento obrigatório (pit stop), quando o problema se pronunciava com mais intensidade, e também reduzir em dez minutos o tempo da prova de domingo, que agora terá 40 minutos.
Mudança na categoria
Nesta temporada, é implementada uma nova era na Stock Car. Os modelos sedãns com motores oito cilindros foram substituídos por modelos SUV equipados com motores quatro cilindros turbo.
Classificação do campeonato após três etapas
- 1º Guilherme Salas, 243 pontos
- 2º Gaetano Di Mauro, 178
- 3º Gianluca Petecof, 174
- 4º Cesar Ramos, 157
- 5º Felipe Fraga, 146
- 6º Felipe Baptista, 141
- 7º Allam Khodair, 138
- 8º Julio Campos, 136
- 9º Nelson Piquet Jr., 128
- 10º Rubens Barrichello, 127
- 11º Cacá Bueno, 116
- 12º Arthur Leist, 113
- 13º Rafael Suzuki, 108
- 14º Thiago Camilo, 100
- 15º João Paulo de Oliveira, 99
- 16º Daniel Serra, 92
- 17º Enzo Elias, 92
- 18º Ricardo Maurício, 84
- 19º Gabriel Casagrande, 83
- 20º Zezinho Muggiati, 81
- 21º Lucas Foresti, 76
- 22º Ricardo Zonta, 66
- 23º Lucas Kohl, 61
- 24º Rafael Reis, 56
- 25º Denis Navarro, 56
- 26º Vicente Orige, 56
- 27º Átila Abreu, 48
- 28º Arthur Gama, 38
- 29º Bruno Baptista, 35
- 30º Felipe Massa, 27
- 31º Helio Castroneves, 25