No início de 2024, a
Na atual temporada, os modelos utilizados na Stock são o Chevrolet Cruze e o Toyota Corolla. Para 2025, além das montadoras já presentes no grid, a categoria terá a presença da japonesa Mitsubishi.
No próximo ano, a categoria terá como modelo o Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e o Mitsubishi Eclipse Cross.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, empresa parceira da Vicar, apresentou detalhes do protótipo do novo SUV da categoria, Chevrolet Tracker.
O projeto
Enzo citou o processo junto à proprietária da Stock Car para a mudança de modelo para 2025.
“É um trabalho de dois anos, envolvendo várias empresas. A Vicar nos solicitou um carro com várias qualidades. Mais seguro, mais rápido, mais leve, de melhor manutenção e mais nacional, para fomentar a indústria nacional”, revelou.
Além de relatar o processo de criação do projeto, Bortoletto deu mais detalhes da motorização do veículo, e revelou que o novo carro é mais rápido que os atuais.
“Utilizamos o motor quatro cilindros turbo, que gera 550 cavalos, aproximadamente. A gente acredita que este é o futuro do mercado: motores pequenos e carros SUV. Acreditamos bastante no projeto. Fizemos bastantes testes, e este carro é aproximadamente quatro segundos mais rápido que os carros atuais”, disse.
Enzo também citou que este carro é 250 quilos mais leve que os carros do atual grid de largada (veja a ficha técnica no fim da matéria).
Semelhanças com carros de rua
Apesar de utilizar os nomes dos modelos de rua, Enzo ressaltou que não há nenhuma semelhança com os carros de rua.
“Por ser um carro racing, a gente segue um outro tipo de parâmetro (comparado aos carros de rua). Esse carro é feito de material compósito, fibra de carbono, kevlar e outros materiais. A gente, junto das montadoras, desenha todo o layout do carro e, após aprovado, fabricamos estes carros com os materiais compósitos”, afirmou.
Ficha técnica
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Fueltech (Brasil)
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema
pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing (EUA)
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet Tracker Stock Car. Material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Magna Compósitos (Brasil)
Chassi: aço DP980R ArcelorMittal, da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq
(de competição), com pinças de competição AP Racing (Inglaterra). Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS (Brasil) e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR (Brasil)
Volante: Grid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook (Coréia do Sul) medidas 300-680x18
Combustível: Gasolina Podium
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e
resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA.