Ouvindo...

Guilherme Salas vence no Velopark e conquista primeira vitória no ano na Stock Car

Corrida tumultuada teve vários abandonos, problemas mecânicos e três bandeiras amarelas; Julio Campos e Rafael Suzuki completaram o pódio

Guilherme Salas venceu a primeira no ano

Guilherme Salas foi o grande nome da terceira etapa da Stock Car 2025, disputada neste domingo (8) no circuito do Velopark, no Rio Grande do Sul. Largando da pole position, o piloto da Cavaleiro Sports controlou o ritmo da corrida do início ao fim e conquistou sua primeira vitória na temporada — a quinta de um piloto diferente neste ano.

Salas segurou os ataques de Daniel Serra nas voltas iniciais e se beneficiou dos problemas enfrentados pelos principais concorrentes para abrir vantagem na liderança. Com bom desempenho e sem sofrer com as quebras que marcaram a prova, ele cruzou a linha de chegada com quase dois segundos de diferença para o segundo colocado.

O pódio foi completado por Julio Campos, da Crown Racing, e Rafael Suzuki, da TMG. Serra e Felipe Massa, que começaram entre os três primeiros, enfrentaram perda de rendimento nas voltas finais e acabaram fora das primeiras posições. Massa, inclusive, caiu para 11º lugar após visitar os boxes. Já Serra despencou no fim e saiu do pódio.

Corrida marcada por incidentes e abandonos

A etapa no Velopark foi repleta de imprevistos. Ricardo Maurício e Thiago Camilo enfrentaram problemas mecânicos logo no início. Rafael Reis rodou sozinho e causou a primeira bandeira amarela, mas sem acionamento do safety car. Mais tarde, Arthur Gama teve uma quebra de motor e, com muita fumaça, forçou a entrada do carro de segurança.

Com 25 segundos restantes para o final, Bruno Baptista rodou após toque com Felipe Fraga e ficou parado na pista, levando ao encerramento da corrida sob bandeira amarela. Enzo Elias, que fazia corrida de recuperação, também abandonou nos momentos finais, deixando seu carro parado na reta principal.

Além de Salas, o top 10 no Velopark foi completado por Julio Campos, Rafael Suzuki, Cacá Bueno, Gaetano Di Mauro, Arthur Leist, Allan Khodair, César Ramos, JP de Oliveira e Nelsinho Piquet.

Críticas à nova geração de carros

Desde o início da temporada, os novos carros da Stock Car têm gerado polêmica. Problemas eletrônicos na gestão das turbinas têm causado superaquecimento e quebras. No Velopark, a corrida foi encurtada em 10 minutos e não houve paradas obrigatórias, justamente por conta das falhas técnicas.

A próxima etapa da Stock Car será disputada no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), entre os dias 27 e 29 de junho.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports