Presidente de Ruanda, Paul Kagame, anunciou a candidatura do país para receber a Fórmula 1. A corrida seria disputada na capital Kigali. A fala do chefe do executivo do país africano ocorreu nesta sexta-feira (13), durante uma premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Estou feliz em anunciar formalmente que Ruanda se candidatou para trazer de volta a emoção das corridas para a África sediando uma corrida de Fórmula 1", disse durante a abertura da Cerimônia.
Em agosto, os dirigentes da F1 confirmaram as negociações com Ruanda para a organização de uma corrida. O diretor-geral da categoria, Stefano Domenicali, ressaltou que o país africano era uma opção “séria”.
Opositores do presidente acusam a gestão de usar esporte e turismo para melhorar a imagem do país a nível internacional. Ruanda tem acordos com a NBA e patrocina alguns times de futebol da Europa, como o Arsenal-ING, PSG-FRA e Bayern de Munique-ALE.
Não há nenhuma informação sobre quando seria a disputa da corrida na África. A última prova da Fórmula 1 na África foi disputada em 1993 quando a categoria correu em Kyalami, na Região Metropolitana de Joanesburgo, maior cidade da África do Sul. O país sediou também corridas entre 1934 e 1966 no Circuito Príncipe George, na mesma cidade.
A primeira corrida na história do continente africano foi disputada em 1925, no Marrocos. Foram 13 edições (entre 1925 e 1958) em três circuitos diferentes.