Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Após 30 anos, médico explica o que de fato provocou a morte de Ayrton Senna em Ímola

Em entrevista inédita ao Uol, Alessandro Misley faz revelação impactante sobre o trágico acidente

Carro de Senna após batida em Ímola, na Itália

Uma declaração dada pelo médico que socorreu Ayrton Senna, no Autódromo de Ímola, na Itália, traz uma nova visão sobre o que vitimou o piloto brasileiro há 30 anos atrás.

Em entrevista dada à jornalista Júlia Valente, do Uol, Alessandro Misley, médico que socorreu Senna, revelou que o real motivo pela morte do piloto foi a força do impacto na barreira de proteção da pista. A batida provocou uma fratura na base do crânio de Ayrton.

Ainda de acordo com o médico, a lesão causada pela barra da suspensão seria “secundária e não letal”. E afirma: “Se fosse só esta lesão, Senna estaria vivo.”

Misley também detalha como foram os primeiros instantes após o acidente.

“Quando nos chamaram para o acidente (de Senna), não nos comunicaram quem era o piloto que estava preso e ferido. Chegamos um minuto depois da ambulância, porque estávamos um pouco mais longe. E, visto que Senna era muito conhecido, ficamos atônitos.”

Assim que o médico se deparou com Ayrton ferido, o médico já imaginava que a situação era grave.

“Infelizmente, a situação logo se transformou em dramática, porque Ayrton teve lesões na cabeça, na cervical e na base do crânio. Instantaneamente, ele ficou inconsciente. Os sinais vitais estavam alterados. Todas as condições não indicavam nada de bom. Tinha saído sangue da boca e do nariz, e, infelizmente, havia matéria cerebral (espalhada). Ainda assim, fizemos várias tentativas de aspiração, ventilação e oxigenação…”

Ao falar sobre o motivo da morte do ídolo brasileiro, Alessandro é enfático.

“De fato, um pedaço da suspensão entrou pelo no capacete e provocou uma lesão a nível frontal de poucos centímetros, o que, claro, não é inócuo. Mas, com certeza, não foi esse o problema a provocar a morte de Senna. A morte de Senna foi provocada pela fratura da base do crânio, devido ao forte impacto causado pela desaceleração. A lesão da barra de suspensão é secundária e não letal. (Se fosse só ela), Senna estaria vivo.”

A gravidade da lesão na base do crânio se deu devido ao impacto do carro de Senna na barreira de proteção da pista. No momento da batida, o carro do tricampeão de Fórmula 1 estava a pouco mais de 300 km/h.

Com a desaceleração causada no choque entre o carro e a barreira, foi gerado um “efeito chicote”, no qual o cérebro se move dentro do crânio e pode se chocar com as paredes internas do mesmo.

Por fim, Misley fala que a falta de alguns dispositivos de segurança comuns atualmente, poderiam ter evitado tamanha fatalidade.

“Não digo que (com o Head and Neck Support - em português, protetor de cabeça e pescoço) não teria acontecido nada (com Senna), mas certamente o impacto e os danos seriam menores”, concluiu o médico Alessandro Misley ao Uol.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.