Ouvindo...

Fórmula 1 faz homenagem a Ayrton Senna nos 30 anos da morte do piloto

Brasileiro foi tricampeão mundial na categoria e morreu aos 34 anos em 1994, em acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália

Perfis da Fórmula 1 prestaram homenagens a Ayrton Senna nos 30 anos da morte do piloto

Os perfis da Fórmula 1 nas redes sociais prestaram homenagens ao piloto brasileiro Ayrton Senna, cuja morte completa 30 anos nesta quarta-feira (1º). Tricampeão mundial da categoria, o piloto morreu aos 34 anos em 1º de maio de 1994 após acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

“Um piloto apaixonado que deu tudo de coração. Ele pode não estar mais aqui, mas sua lenda continua viva”, escreveu o perfil da F1 no Instagram e no X (antigo Twitter).

Ayrton Senna nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960 e estreou na Fórmula 1 em 1984, aos 24 anos. O piloto passou por Toleman (1984), Lotus (1985 a 1987), McLaren (1988 a 1993) e Williams (1994), com títulos em 1988, 1990 e 1991.

A primeira temporada na categoria, inclusive, foi a pior da carreira do piloto, quando terminou em 9º lugar. Por outro lado, entre 1985 e 1993, Senna terminou todos os campeonatos ao menos em 4º lugar.

Leia também

A morte do piloto aconteceu apenas na terceira corrida da temporada 1994. Nas duas provas anteriores (no Brasil e no Japão), Senna largou na pole position, mas não completou a corrida por conta de incidentes com o carro.

Na terceira prova, na Itália, que foi a última da vida do brasileiro, Ayrton Senna também largou em primeiro, mas ainda nas primeiras voltas, o piloto perdeu o controle na curva Tamburello e bateu contra o muro, naquele que foi o fim de um dos principais pilotos brasileiros da história da Fórmula 1.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.