O Vitória não tem feito do Barradão seu caldeirão nesta edição da Série A do Campeonato Brasileiro. O clube tem apenas 35,9% de aproveitamento dentro dos próprios domínios, sendo o terceiro pior mandante da competição.
O número representa uma queda vertiginosa no retrospecto do Leão em seu estádio. Antes do início do Brasileirão, o Rubro-Negro defendia uma invencibilidade de 23 partidas no local, com 19 vitórias e quatro empates, 42 gols marcados e 21 sofridos.
O “choque de realidade” veio logo na estreia da Série A, quando o Vitória foi superado em casa pelo Palmeiras, por 1 a 0. No total, o time acumula mais derrotas (7) do que empates (2) e vitórias (4) somados no Barradão ao longo do Brasileiro.
O saldo de gols também não é positivo. São 15 marcados e 19 sofridos na competição nacional. Dos 22 pontos que somou até agora, 14 foram conquistados no Barradão.
Afundado na zona de rebaixamento
O retrospecto, naturalmente, coloca o Leão numa situação delicada. O clube está na 18ª posição da Série A, dentro da zona de rebaixamento.
De quebra, o Vitória pode perder uma posição no Brasileirão nesta quinta-feira (5). O Cuiabá, que é o 19º colocado, com 21 pontos, enfrentará o Juventude às 20h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Se vencer, o Dourado ultrapassará o Leão.
Próximos jogos no Barradão
Até o fim do Campeonato Brasileiro, o Vitória terá seis confrontos dentro do Barradão. Os adversários serão Juventude, RB Bragantino, Fluminense, Corinthians, Fortaleza e Grêmio.
Se mantiver o atual aproveitamento como mandante, o Leão conquistará apenas seis pontos, e a luta contra o rebaixamento ficará ainda mais complicada.
A tabela de jogos
- Vitória x Juventude - 21/9 - 16h
- Vitória x RB Bragantino - a definir
- Vitória x Fluminense - a definir
- Vitória x Corinthians - a definir
- Vitória x Fortaleza - a definir
- Vitória x Grêmio - a definir