Lucas Arcanjo mostrou mais uma vez, nesta quinta-feira (27), que é um “goleiro de Série A”. Com suas defesas, o arqueiro salvou o
“Fico feliz pela atuação. Parabenizar também o trabalho do professor [Itamar] Ferreira. Anos e anos com ele, desde a base do Vitória. Um goleiro vindo da base. É muito gratificante para mim”, afirmou Lucas, em entrevista na zona mista do Maraca.
E essa não foi a primeira vez que Arcanjo salvou o Vitória. Em 12 partidas pelo Brasileirão, o goleiro acumula 12 defesas difíceis, média de uma por partida. É o quarto colocado no ranking entre todos os arqueiros que disputam o certame, de acordo com dados do Footstats.
Da Série C à Série A
Revelado em 2019, Lucas viveu dos piores aos melhores momentos do Vitória. Foi com ele em campo que o clube caiu para a Série C do Brasileiro em 2021.
E, apesar de ele ter feito boa campanha na Série B daquele ano, algumas falhas na reta final o marcaram negativamente com a torcida rubro-negra.
Lucas Arcanjo, goleiro do Vitória, antes de jogo contra o Vila Nova que determinou rebaixamento do clube à Série C em 2021
A chance de se redimir viria no ano seguinte, durante a Terceira Divisão. No entanto, uma lesão no meio da temporada, quando o Vitória estava começando a se recuperar na competição, o tirou do restante da competição.
Dalton assumiu a vaga, foi fundamental para o acesso do Leão e começou o ano de 2023 como titular. Diante de sucessivas falhas no Campeonato Baiano, contudo, deu lugar novamente a Arcanjo.
Desde então, o goleiro só evoluiu. Com apenas 26 gols sofridos em 36 jogos pela Série B do Brasileiro daquele ano, o jovem da base foi fundamental para o primeiro título nacional da história do Rubro-Negro baiano.
Lucas Arcanjo, goleiro do Vitória, celebra título da Série B do Brasileiro de 2023; a camisa diz: “independente de onde você vá, nunca esqueça de onde você veio”
O título também marcou a volta do Vitória à Série A depois de seis anos. A última vez que o clube estivera na elite havia sido em 2018, quando foi rebaixado na 19ª colocação.
Título baiano e consolidação
A consolidação veio de vez em 2024. Mais uma vez, Lucas Arcanjo foi importante na conquista de um título, o do Campeonato Baiano, que o Leão não vencia desde 2017.
E, apesar de já ter falhado nesta edição da Série A, tirou qualquer dúvida de que é capaz de representar o clube na elite do futebol brasileiro.
Números de Lucas Arcanjo pelo Vitória
- 151 jogos
- 57 vitórias
- 43 empates
- 51 derrotas
- 139 gols sofridos (média de 0,9 por jogo)