Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Ba-Vi: atacante do Vitória, Osvaldo defende provocações

Atacante rubro-negro comentou sobre o assunto, que gerou polêmica no último clássico, nesta sexta-feira (29)

Osvaldo, do Vitória, concedeu entrevista coletiva antes do Ba-Vi da final do Campeonato Baiano

Tema polêmico no último clássico, as provocações entre jogadores de Bahia e Vitória foram defendidas por Osvaldo, atacante rubro-negro. Nesta sexta-feira (29), o jogador pontuou que o futebol ganha com a aceitação desse tipo de comportamento.

“De alguns anos para cá, isso se perdeu muito. As pessoas têm levado muito a sério. No ano passado, fiz a comemoração. Nesse último jogo, Jean Lucas fez a provocação deles. Não passando do ponto, é saudável”, avaliou.

Em Ba-Vi disputado pela Copa do Nordeste, no dia 20 de março, Jean Lucas e Caio Alexandre, do Bahia, “jogaram milho” no gramado da Fonte Nova após o primeiro gol tricolor. O Vitória e sua torcida são apelidados pela torcida rival, de forma pejorativa, como “galinhas”.

O fato gerou uma grande confusão no gramado, e Jean Lucas foi pelo árbitro com o cartão amarelo. O zagueiro Wagner Leonardo, do Vitória, lamentou o episódio após a partida, vencida pelo Esquadrão por 2 a 1.

“Já trabalhei com Jean Lucas e sei do perfil dele. Nunca o vi provocando o adversário. Dentro da partida, temos que ter o respeito. Ele não poderia e não deveria ter feito essa provocação durante a partida”, afirmou, na zona mista da Fonte.

Jean Lucas e Caio Alexandre, do Bahia, provocam o Vitória em jogo na Fonte Nova

Osvaldo pensa diferente, até porque já protagonizou uma provocação ao Bahia em 2023. Quando marcou um gol na Fonte Nova, ele tirou a bandeirinha de escanteio e simulou uma “pescaria” - o Tricolor e sua torcida são conhecidos pela torcida rival, de forma pejorativa, como “sardinhas”.

Decisivo em Ba-Vis

Protagonista, por acaso, é uma palavra que se enquadra bem ao veterano de 36 anos quando o assunto é Ba-Vi. Desde que chegou ao Vitória, em 2023, Osvaldo tem três gols em quatro jogos contra o arquirrival. Na final do Campeonato Baiano, ele espera repetir a dose.

“Quando criança, sempre sonhei jogar grandes jogos. É um dos clássicos mais pegados do Brasil e do mundo. É sempre um privilégio muito grande participar, ainda mais sendo uma final”, destacou.

Final do Campeonato Baiano

Vitória e Bahia se enfrentam neste domingo (31), às 16h (de Brasília), no Barradão, pelo jogo de ida da decisão do Baianão. A definição do campeão será feita em duas partidas. Por ter campanha melhor, o Esquadrão joga a última em casa, no domingo seguinte, dia 7 de abril, na Arena Fonte Nova.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.