O Vitória venceu o Santos por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (20), na Vila Belmiro, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, a equipe comandada pelo técnico Jair Ventura acirrou a briga contra a zona de rebaixamento da liga nacional.
O gol do Vitória foi anotado por Matheuzinho, de pênalti, na primeira etapa. Os visitantes souberam segurar a vantagem diante de um Santos pouco inspirado ofensivamente.
Com o resultado, o Peixe segue na 16ª posição, com 31 pontos. O Vitória, em 17º, igualou a pontuação, mas está atrás pelo número de vitórias (oito a sete). O Atlético ocupa a 15ª colocação, com 33 unidades.
O Peixe volta a entrar em campo no próximo domingo (26), contra o Botafogo, no Nilton Santos, às 16 horas (de Brasília). Já o Rubro-Negro Baiano recebe o Corinthians no sábado (25), no Barradão, às 16 horas.
Pênalti anulado
Logo aos dois minutos de jogo, o árbitro Rafael Rodrigo Klein assinalou pênalti do zagueiro Edu, do Vitória, sobre o atacante Lautaro Díaz, do Peixe. Após revisão no VAR, porém, o juiz voltou atrás na decisão.
Propostas claras
Como era esperado, as equipes entraram em campo com propostas bem definidas. Enquanto o Santos buscava sair jogando desde a defesa, os visitantes apostavam em transições rápidas, explorando os contra-ataques.
Dentro de suas estratégias, o Vitória se mostrou mais eficiente, com boa proteção de área e saídas perigosas, especialmente pelos lados, com Cantalapiedra e Matheuzinho.
Vitória premiado
O bom desempenho do Rubro-Negro Baiano foi recompensado com o gol de Matheuzinho, aos 41 minutos, em cobrança de pênalti. Na origem da jogada, Rafael Klein marcou falta de Gabriel Brazão em Renzo López dentro da área, após nova revisão no VAR.
Nos acréscimos da primeira etapa, o Vitória quase ampliou. Em jogada de velocidade, Raúl Cáceres serviu Gabriel Baralhas, que não conseguiu direcionar a finalização e parou em boa defesa de Brazão.
Santos intensifica pressão
Atrás no placar, o Peixe voltou do intervalo com postura mais agressiva. Logo aos quatro minutos, Barreal recebeu passe preciso de Souza, mas finalizou para fora. Aos 14, o argentino teve mais uma condição para arriscar, mas não colocou força no arremate.
Aos 27, Guilherme recebeu cruzamento certeiro de Igor Vinicius, mas falhou no peixinho e não conseguiu concluir a jogada.
Visitantes resilientes
O Vitória suportou o volume ofensivo santista e, com o passar dos minutos, foi ganhando respiro na partida. Aos 40 minutos, a equipe teve a chance de matar a partida, mas Willian Oliveira acertou a trave após passe de Osvaldo.
O Santos, por sua vez, ficou nervoso após os sucessivos erros de finalização, e não levou mais perigo à meta de Lucas Arcanjo.
Santos 0 x 1 Vitória
Santos
Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); Willian Arão (Victor Hugo), Zé Rafael (Gabriel Bontempo) e Rollheiser; Barreal (Robinho Jr.), Guilherme (Tiquinho Soares) e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Vitória
Lucas Arcanjo; Cáceres, Edu (Neris), Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas (Willian Oliveira), Ronald e Cantalapiedra; Matheuzinho (Lucas Braga) e Renzo López (Carlinhos). Técnico: Jair Ventura
- Motivo: 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Data e hora: 20 de outubro (segunda-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Gizeli Casaril (SC)
- Arbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
- Público pagante: 11.775
- Renda: R$ 611.353,00
Gols
- Santos: nenhum
- Vitória: Matheuzinho (41min/1ºT)
Cartões amarelos
- Santos: Escobar e Zé Rafael
- Vitória: Edu, Renzo López, Raúl Cáceres e Willian Oliviera
Cartões vermelhos
- Nenhum