Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Edmundo critica atitude de Coutinho no Vasco e afirma: ‘Não tem história’

Ex-jogador questionou a influência de Philippe Coutinho no planejamento do clube carioca

Edmundo, ídolo do Vasco, criticou o meia Philippe Coutinho

Edmundo, ídolo do Vasco, se posicionou a respeito de Philippe Coutinho, contratado no meio do ano passado. O ex-atacante criticou o presidente da SAF vascaína, Pedrinho, por aceitar ‘exigências’ do meio-campista em relação à contratação de jogadores.

Em entrevista à CNN, Edmundo manifestou apoio à chegada de Coutinho ao Vasco, mas não poupou críticas em relação aos pedidos feitos pelo jogador, que acabaram sendo atendidos pela diretoria do clube.

“O grande erro foi o Pedrinho aceitar as exigências do Coutinho. Primeiro, ele não tem história no Vasco para exigir nada. Para ele, o retorno ao Vasco deveria ser maravilhoso, deveria ser a melhor coisa da vida dele, já que ele estava há 14 anos fora do Brasil e queria muito voltar ao Brasil”, disse o ex-jogador.

A reclamação mais contundente, porém, diz respeito ao impacto financeiro dos atletas contratados a pedido do camisa 11. O meia exigiu a Pedrinho a contratação dos meio-campistas Alex Teixeira e Souza, cada um recebendo vencimentos na casa dos R$600 mil por mês. Além disso, citou também o francês Dimitri Payet, que está no Vasco desde 2023, mas não deu o retorno técnico esperado.

“Estamos falando de quase R$4 milhões com quatro jogadores que não fazem jus a esse salário”, concluiu Edmundo.

Carreira de Coutinho

Revelado pelo Vasco, Philippe Coutinho estreou no profissional em 2009, aos 16 anos. Durante sua primeira passagem pelo clube, o meio-campista teve papel fundamental na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro naquele ano, garantindo o retorno do time à elite do futebol nacional. Ao longo dessa temporada, Coutinho disputou 43 partidas, marcando cinco gols e fornecendo duas assistências.

Ainda em 2008, um ano antes de subir para a equipe principal, o jovem talento foi negociado com a Inter de Milão. No entanto, seu tempo no clube italiano foi limitado, e ele foi emprestado ao Espanyol, da Espanha. Em 2013, a Inter cedeu Coutinho novamente, desta vez ao Liverpool, onde o jogador viveu o auge de sua carreira. Pelo time inglês, ele disputou 201 jogos, anotando 54 gols e 44 assistências.

Na Europa, Coutinho também teve passagens por Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa, além de um breve período no Al Duhail, do Catar. O maior título de sua carreira foi a Champions League na temporada 2019-20, pelo clube bávaro.

Em julho de 2024, retornou para sua segunda passagem no Vasco. No entanto, o atleta enfrenta dificuldades para estabelecer uma sequência positiva, principalmente devido a questões físicas. Em 2025, Coutinho disputou 15 partidas, marcando cinco gols e registrando duas assistências no período.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.