Gonzalo Plata vai jogar contra o Estudiantes-ARG, na quinta (25), pelas quartas de final da Libertadores. Quem garantiu a presença do atacante foi Filipe Luís, técnico do Flamengo. Após o empate com o Vasco, neste domingo (21), o treinador falou sobre a situação do equatoriano.
“O Plata tem 23 anos, tem uma recuperação muito boa para o próximo jogo. Está à disposição e conto com ele, sim. Fomos informados que não está suspenso para o jogo da volta”, iniciou.
“Uma coisa excelente que isso aconteça (a decisão da Conmebol), até mesmo para o Campeonato Brasileiro. A partir do ano que vem, com as mudanças na CBF, pela melhoria do campeonato. Cada vez que acontece um cartão injusto em um campeonato com um calendário tão apertado, que o cartão seja justo. Sendo injusto, que aconteça como aconteceu e não seja computado. Que possamos aprender e evoluir no Campeonato Brasileiro”, concluiu Filipe Luís.
Plata foi expulso na segunda etapa da partida contra o Estudiantes-ARG, na última quinta (18), no Maracanã. O Flamengo contestou a atuação da equipe de arbitragem e acionou a Conmebol.
A entidade sul-americana admitiu o erro do árbitro Andrés Rojas (COL) e informou ao clube carioca que a suspensão automática de Plata, pelo cartão vermelho, foi revogada.
A situação do confronto
O confronto decisivo entre Flamengo e Estudiantes será no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na próxima quinta (18). A bola rola às 21h30 (de Brasília).
Com o resultado no Maracanã, o time de Filipe Luís garante a classificação para a semifinal da Copa com um empate.
A equipe argentina precisa devolver o placar para forçar a decisão por pênaltis. Uma vitória mais elástica, a partir de dois gols de diferença, garante a vaga.
Quem avançar, terá outro argentino adversário na semifinal:
Análise do VAR e a decisão da Conmebol
A Conmebol divulgou na manhã de sexta-feira (19) a análise do VAR do lance que culminou na expulsão de Gonzalo Plata.
O árbitro da partida, Andrés Rojas (COL), interpretou que Plata cometeu falta em Facundo Rodríguez em uma jogada temerária.
No entanto, na análise da entidade, o árbitro “sancionou incorretamente o jogador rubro-negro”.
“No minuto 81 (36 do segundo tempo), em uma disputa pela bola, o atacante rubro-negro (Ayrton Lucas) joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca (Rodríguez) chuta o pé do atacante (Plata), e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante (Plata)”, inicia a análise.
“O árbitro observa a ação e sanciona, incorretamente, o jogador rubro-negro (Plata), expulsando por duplo cartão (amarelo)”, conclui.
A situação na Série A
Com o empate deste domingo (21), o Flamengo chega a 51 pontos em 23 jogos e segue na liderança do Brasileiro. O Palmeiras, com 49 em 22 partidas, é o vice-líder.
O Vasco, com 24 pontos em 23 jogos, é o atual 15º colocado.