Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Ambiente, estrelas e final: os desafios imediatos de Leonardo Jardim no Flamengo

Substituto de Filipe Luís, o treinador português estreia no comando rubro-negro neste domingo (8), contra o Fluminense no Maracanã, na decisão do Campeonato Carioca

Leonardo Jardim, novo treinador do Flamengo, com o atacante Pedro, ao fundo, no Ninho do Urubu

Anunciado como técnico do Flamengo, Leonardo Jardim terá desafios imediatos no comando do Rubro-Negro. O português assume o time pressionado pelo título do Carioca: enfrenta o Fluminense, no domingo (8), no Maracanã. Há, contudo, outras questões urgentes a serem lidadas pelo comandante nos primeiros dias no cargo.

A bola rola às 18h (de Brasília) no Fla-Flu que decide o Estadual. Jardim “herda” a pressão pelos vices da Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil sob comando de Filipe Luís. O elenco está pressionado da mesma forma, como a torcida sinalizou nos últimos jogos.

Evitar um terceiro vice em menos de dois meses tornou-se “obrigação” no Flamengo.

Ambiente após saída de Filipe Luís

Jardim terá a missão de substituir um ídolo do clube. Entre 2024 e 2026, Filipe Luís tornou-se um dos treinadores que mais foi capaz de extrair do elenco rubro-negro e entrou para a história com os títulos da Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, entre outros. Além disso, a relação de Filipe Luís com a maioria do grupo era e confiança.

As manifestações dos jogadores após a demissão deixaram isso claro - confira aqui.

A saída da comissão técnica pegou o grupo de surpresa e afetou ainda mais a relação com Boto por conta da condução do episódio. Caberá a Jardim “driblar” o ambiente.

Recuperação e adaptação de estrelas

Neste cenário, o Flamengo não teve o desempenho esperado em 2026 - tanto de forma coletiva quanto individual. A recuperação de ídolos do clube - como Pedro e Bruno Henrique - e a adaptação de reforços que ainda não “vingaram” - como Lucas Paquetá e Samuel Lino - serão desafios para o novo treinador junto ao estrelado elenco carioca.

Leia também

Segunda experiência no Brasil

Aos 51 anos, Jardim terá sua segunda experiência no futebol brasileiro. Em 2025, dirigiu o Cruzeiro, mas optou por deixar o clube ao término da última temporada, apesar do desejo da direção em mantê-lo. O profissional alegou questões pessoais na época.

Jardim chega com a responsabilidade de substituir Filipe Luís, um dos técnicos mais vitoriosos da história do Flamengo. Apesar do êxito no cargo desde 2024, o início ruim de 2026, com vices da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, levaram à demissão.

Desejo antigo de Bap

O interesse em Leonardo Jardim é antigo. Em meio às negociações pela renovação de Filipe Luís, no fim de 2025, o presidente Luiz Eduardo Baptista procurou o estafe do técnico português, que reforçou que o mesmo ficaria sem trabalhar naquele momento.

Após o vice da Recopa Sul-Americana diante do Lanús-ARG, na última quinta (26), Bap retomou o contato e ouviu o interesse de Jardim em retomar a carreira. As negociações entre as partes avançaram desde então, e Jardim assinou contrato até o fim de 2027.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...