O
Além de não saber o que é vencer o Furacão na casa do adversário desde 2007, o Cruzmaltino também luta contra a escrita de nunca ter vencido a equipe paranaense fora de casa pelo Brasileiro de pontos corridos.
Ao todo, as equipes se encontraram na Ligga Arena em 14 oportunidades nos pontos corridos com 10 vitórias do Athletico e quatro empates. No anos de 2005 e 2006, as partidas tiveram um alto número de gols.
Em 2005, o Athletico atropelou o Vasco com um triunfo por 7 a 2, enquanto no ano seguinte venceu por 6 a 4, em um dos históricos confrontos entre as duas equipes. Em 2013, o Furacão venceu por 5 a 1, mas mandou a partida em Joinville.
No ano passado, o Vasco conseguiu segurar o Furacão em sua tradicional arena e a partida terminou empatada por 0 a 0. No Rio de Janeiro, o duelo marcou a estreia de Ramón Díaz no comando da equipe e o Athletico venceu por 2 a 0.
Vitória pela Copa Sul-Americana
A última vez que o Vasco venceu o Athletico em Curitiba foi em um jogo válido pela
Pelo Campeonato Brasileiro, jogando em casa, o Furacão leva ampla vantagem com 13 vitórias, e empates e três derrotas, em 21 jogos disputados.
O técnico Rafael Paiva sabe das dificuldades que o trabalho como interino no Vasco o espera. Por isso, ele vê a necessidade da equipe se manter tranquila, independente de qualquer tabu.
“Nós, treinadores, temos que nos condicionar a isso, é nosso meio, o que a gente vivencia. É isso que nos torna cascudos para passar por essas situações. Tentar manter o controle. Ser tranquilo para tomar as decisões. Para mim está sendo uma experiência fantástica, vou dar meu melhor até quando for possível.