Ouvindo...

CBF explora opções para definir logística do Brasil na Copa do Mundo de 2026

Profissionais da entidade foram enviados aos EUA para observar locais de treinamento e estadia

Profissionais da CBF visitaram instalações nos EUA para definição de logística

O Departamento de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) começou a explorar opções para definir a logística do Brasil na Copa do Mundo de 2026. O torneio será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Profissionais da CBF visitaram os EUA e inspecionaram locais de treinamento e hospedagem da delegação.

A próxima Copa do Mundo representará um desafio diferente para os participantes. Além da novidade de três países recebendo jogos, será a primeira edição com 48 classificados.

Cícero Souza, gerente de Seleções Masculinas, definiu um planejamento com melhores rotas e locais para receber o Brasil. Com o plano em mãos, Sérgio Dimas (supervisor geral da CBF) e Guilherme Passos (fisiologista) foram aos EUA para conhecer os locais.

Os representantes da CBF estiveram em Orlando, na Flórida, onde o Brasil ficou na disputa da Copa América de 2024.

Outro local visitado foi Seattle. A cidade, localizada no extremo noroeste do país, próximo da fronteira como Canadá, recebeu jogos do Mundial de Clubes da Fifa. O terceiro local visitado foi Portland, perto de Seattle, um dos locais indicados pela Fifa para receber seleções para treinamentos.

“É obrigação nossa ter essas opções levantadas. Uma Copa do Mundo se ganha e se perde dentro de campo e fora dele. Nosso trabalho é planejar, identificar todas as possibilidades e estarmos atentos a todos os detalhes, para que no período da Copa tudo corra rigorosamente conforme o desejo da comissão técnica do Carlo Ancelotti”, disse Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas da CBF.

Leia também

Onde serão os jogos

  • México: 13 jogos (Cidade do México, Monterrey e Guadalajara);
  • Canadá: 13 jogos (Vancouver e Toronto);
  • Estados Unidos: 78 jogos (Boston, Nova Iorque, Philadelphia, Atlanta, Miami, Kansas City, Houston, Dallas, Los Angeles, São Francisco e Seattle);

Quando a CBF decidirá a sede do Brasil?

O sorteio para definição dos grupos - e consequentemente dos locais de jogos - da Copa do Mundo será em dezembro. A tendência é que a Fifa faça a solenidade em Las Vegas ou Nova York. Apesar disso, a CBF afirma que a escolha deve ser realizada antes mesmo do sorteio. A CBF justifica a decisão “pois várias seleções estão em busca de seus locais de preparação”.

A Fifa separou, por região, as 16 cidades que receberão partidas da Copa do Mundo. A região oeste conta com quatro cidades: Los Angeles-EUA, São Francisco-EUA, Seattle-EUA e Vancouver-CAN. A região central tem: Kansas City-EUA, Dallas-EUA, Houston-EUA, Cidade do México-MEX, Guadalajara-MEX e Monterrey-MEX. A região leste tem Atlanta-EUA, Boston-EUA, Miami-EUA, Nova Jersey/Nova York-EUA, Filadélfia-EUA e Toronto-CAN.

O jogo de abertura será no dia 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca, na Cidade do México, no México. A grande final será no MetLife Stadium, em Nova Jérsei, região metropolitana de Nova Iorque. Canadá e México receberão jogos das oitavas e das quartas de final.

Fórmula de disputa

A expansão do número de participantes obrigará uma mudança no formato de disputa do principal torneio de seleções. As 48 seleções serão divididas em 12 grupos de quatro equipes. Cada equipe realizará três jogos.

As duas melhores seleções mais os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, serão jogos únicos eliminatórios para avançar até a final. O total de jogos saltará de 64 partidas para 104.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.