Dorival Júnior coloca mais um novato em sua lista da
O titular da posição está suspenso, pelo acúmulo de dois cartões amarelos, e não vai poder enfrentar o Uruguai nesta terça-feira (19), em Salvador, pela 12ª rodada das
Dodô será reserva frente aos uruguaios na Arena Fonte Nova, em jogo que vai começar às 21h45 (de Brasília). O veterano Danilo, de 33 anos, da Juventus-ITA, retomará a posição “roubada” por Vanderson. Mas o jogador ganha sua primeira chance depois de passagens por seleções de base.
Paulista de Taubaté, cidade do interior de São Paulo, Dodô iniciou na base do time de sua cidade, mas com 16 anos foi jogar no Coritiba, clube pelo qual se profissionalizou em 2016.
Em dezembro de 2017, o Coxa vendeu Dodô ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 2 milhões de euros. Por lá o lateral fez quase 100 partidas (97), e marcou cinco gols. Chegou a ser emprestado uma temporada (2018-2019) ao Vitória de Guimarães, de Portugal. Em 2022 foi negociado com a Fiorentina, na sequência da guerra entre Rússia e Ucrânia que fez os times locais se desfazerem de vários jogadores.
Na Fiorentina já são mais de 60 jogos, e boas atuações que chamaram a atenção de Dorival Júnior.
Uma das missões dadas ao treinador da Seleção por Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF, é abrir o leque de convocados nas laterais, posição carente de nomes no país e com pouca renovação nos últimos anos.
Por isso que atletas como Yan Couto, de 22 anos, do Borussia Dortmund-ALE, e Abner Vinícius, de 24 anos, do Lyon-FRA, têm aparecido na relações do treinador.
Dodô teve passagem pela Seleção Brasileira Sub-17, jogando o Mundial de 2015, no Chile. O Brasil caiu nas quartas de final para a Nigéria, com derrota por 3 a 0.
Em 2017, ele esteve no Sul-Americano Sub-20, no Equador, mas o Brasil teve uma campanha ruim, terminando em quinto e ficando fora do Mundial.
Em 2020, Dodô participou do Pré-Olímpico, na Colômbia, que classificou o time para os Jogos Olímpicos de Tóquio, evento que deveria ser em 2020, mas aconteceu em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. O jogador não participou da Olimpíada.
Além de Dodô, outra novidade para o jogo contra o Uruguai é o lateral-esquerdo Alex Telles, que substitui Guilherme Arana, do Atlético, cortado por causa de uma lesão no tornozelo direito.