O
Com “imensa dor e tristeza”, o clube prestou solidariedade aos amigos, familiares e admiradores, além de ressaltar a carreira do ex-jogador.
Zé Carlos foi conduzido ao Pronto Socorro do bairro Santo Antônio nesta manhã, local em que foi constatada a morte. Em contato com a reportagem da Itatiaia por telefone, o hospital afirmou que não pode conceder mais informações sobre casos de pacientes.
Aos 56 anos, Zé Carlos deixa uma filha de 8 anos e um filho de 16.
O São Paulo Futebol Clube manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Zé Carlos, aos 56 anos, e decreta luto oficial. Ele foi lateral-direito do Tricolor no título paulista de 1998, ano em que também defendeu o Brasil na Copa do Mundo.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 25, 2024
Nota de pesar: https://t.co/QA0zJCutPx pic.twitter.com/iMtx5jeGNU
Veja a nota oficial do São Paulo sobre a morte de Zé Carlos
“O São Paulo Futebol Clube, com imensa dor e tristeza, informa e lamenta o falecimento de José Carlos de Almeida, o Zé Carlos, ocorrido nesta sexta-feira, dia 25 de outubro de 2024, na cidade de Osasco (SP). O ex-jogador do Tricolor tinha 56 anos de idade. O Clube decreta luto oficial.
Nascido em Presidente Bernardes (SP) no dia 14 de novembro de 1967, Zé Carlos chegou ao São Paulo em 1997, contratado junto à Matonense. Com a camisa tricolor, o lateral-direito disputou 72 jogos e marcou dois gols.
Em 1998, Zé Carlos viveu dois grandes momentos na carreira: fez parte do elenco campeão paulista pelo São Paulo e foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da França, sendo titular na disputa das semifinais contra a Holanda.
O jogador se despediu do Tricolor em fevereiro de 1999, quando seguiu para a Ponte Preta.
O São Paulo Futebol Clube expressa suas mais sinceras condolências e se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Zé Carlos neste momento de profunda dor.”
Copa do Mundo e São Paulo: a carreira do ex-jogador
Zé Carlos foi contratado pelo São Paulo em 1997, após se destacar na Série A2 do Campeonato Paulista pela Matonense.
Então desconhecido, o ex-lateral foi importante no Tricolor e contribuiu para o título paulista de 1998, quando já era titular da equipe treinada por Nelsinho Baptista.
No mesmo ano, foi convocado pela Seleção Brasileira para atuar na Copa do Mundo. Reserva imediato de Cafu, ele atuou na semifinal diante da Holanda porque o titular estava suspenso.
Antes de jogar a partida que rendeu a classificação do Brasil para a final do Mundial, Zé Carlos participou um amistoso diante do Athletic Bilbao-ESP, em preparação para a Copa do Mundo de 1998.
Revelado pelo São José, Zé Carlos ainda teve passagens por Grêmio, Ponte Preta e Joinville depois de deixar o São Paulo. Ele se aposentou do futebol em 2005, quando estava no Noroeste.