O
Alguns atletas do elenco se encontram valorizados, como Gabriel Brazão, JP Chermont, Souza e Gabriel Bontempo. Diante do momento financeiro delicado que o clube atravessa, a tendência é que a diretoria avalie com atenção propostas consideradas vantajosas do ponto de vista econômico.
Duas
Pai de Neymar sobe o tom por renovação com Santos: ‘Tem condições?’ Santos procura novo executivo de futebol e tem Mattos, do Cruzeiro, na mira Santos sonda Fabinho Soldado, executivo de futebol do Corinthians
Principais ativos do Santos
Gabriel Brazão
Em meio à falta de resultados, o Santos tem enfrentado o constante assédio de clubes do exterior pelo goleiro Gabriel Brazão. Existe a possibilidade de o arqueiro deixar o Peixe em julho, com a abertura da segunda janela de transferências.
Clubes europeus como Galatasaray-TUR, Porto-POR e Chelsea-ING estão monitorando Brazão de perto. Segundo apuração da Itatiaia, o estafe do atleta espera que mais equipes do exterior demonstrem interesse até a reabertura do mercado.
Brazão tem contrato com o Santos até o final de 2028. O vínculo foi renovado pela diretoria no fim de 2024, com o objetivo de valorizar um dos ativos mais importantes do clube.
Contratado pelo Santos em fevereiro de 2024, após defender o Ternana-ITA, o goleiro teve papel fundamental na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro na temporada passada e segue sendo um dos destaques de 2025, com defesas decisivas.
JP Chermont
Apesar de ter perdido espaço ao longo da temporada, JP Chermont ainda é considerado um ativo importante pelo Santos. Aos 19 anos, o lateral-direito é bem avaliado no mercado e pode receber propostas na próxima janela de transferências, no meio do ano.
Em meados da temporada passada, Chermont renovou seu contrato com o clube até o fim de 2027. O jovem chegou ao Peixe em 2018, aos 12 anos.
Na atual temporada, soma 16 partidas pelo time principal, sendo 12 como titular, e contribuiu com uma assistência.
Souza
Lateral-esquerdo de apenas 18 anos, Souza é considerado uma das principais revelações do Santos nos últimos anos. Com passagens pelas Seleções Brasileiras de base, o jovem renovou recentemente seu contrato com o Peixe até o fim de 2028.
Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, Souza atualmente disputa posição com Escobar. Nas últimas partidas, teve boas atuações fora de casa, especialmente contra CRB e Vitória, o que reforça a confiança da comissão técnica em seu potencial.
Gabriel Bontempo
Aos 20 anos, o volante tem sido uma das poucas boas notícias da temporada santista. Versátil, capaz de exercer diferentes funções no meio-campo, o jogador ganhou espaço sob o comando de Pedro Caixinha e segue prestigiado pelo técnico Cléber Xavier.
Recentemente, Bontempo renovou seu contrato com o Santos até 2028, com reajuste salarial. A medida visa proteger um dos ativos mais promissores do clube, já de olho em possíveis investidas do mercado internacional.
Natural de Uberaba (MG), o atleta chegou ao Santos em 2016 para integrar a equipe sub-11 e se destacou em todas as categorias de base pelas quais passou.
Na atual temporada, soma 23 partidas (15 como titular), com um gol marcado e duas assistências.
Joia no sub-20
Principal destaque da equipe sub-20 do Santos, Luca Meirelles vem ganhando espaço gradualmente no elenco profissional. Na atual temporada, já disputou 13 partidas pelo time principal, sendo três como titular.
Embora ainda não seja presença constante entre os relacionados, o atacante é considerado um ativo promissor e com potencial de valorização. Internamente, há a expectativa de que o centroavante possa atrair interesse do mercado na próxima janela de transferências, no meio do ano.
Jogadores que podem ser negociados
- João Paulo - Um dos jogadores mais identificados com o clube, o goleiro perdeu espaço com a ascensão de Gabriel Brazão. Aos 29 anos, João Paulo tem contrato com o Santos até o fim de 2027, mas pode despertar interesse de clubes do mercado nacional na próxima janela.
- Diego Pituca - Alvo de críticas da torcida, Pituca perdeu espaço ao longo da temporada após uma série de atuações irregulares. Por conta do seu alto valor de mercado, há a possibilidade de ser envolvido em uma negociação por empréstimo, como parte de uma troca.
- Guilherme - Artilheiro do Santos na temporada, com 11 gols, o ponta vive um momento de instabilidade desde o fim do Campeonato Paulista. Embora ainda tenha respaldo interno, sua permanência está em debate. Como já completou sete partidas no Brasileirão, não pode mais defender outro clube da Série A em 2025, o que torna o mercado internacional a principal alternativa para uma eventual saída.
E o Neymar?
O craque santista é um caso à parte. Com contrato vigente apenas até o fim de junho, o jogador ainda não definiu se renovará seu vínculo com o clube.
Apesar dos altos vencimentos, a diretoria do Santos entende que Neymar “se paga”, tanto pelo retorno esportivo quanto pelo impacto comercial e de imagem que proporciona. No entanto, as constantes lesões seguem sendo um fator preocupante.
Em 2025, o ídolo acumula 12 partidas pelo clube — oito como titular —, com três gols e três assistências.