Em noite que
“O jogo ficou do nosso jeito depois da expulsão deles. Era um jogo que se previa difícil. Com mais um, acho que podíamos ter resolvido na primeira parte. Deveríamos, pelas oportunidades que criamos, ir com um resultado mais gordo no intervalo. Na segunda parte, com falta, na nossa forma de atacar e defender, subindo o Veiga para não deixar eles gostarem do jogo. Foi uma vitória justa, mas facilitada pela expulsão”, iniciou o treinador em entrevista coletiva gerada pela Conmebol.
Baéz foi expulso após carrinho em Artur na primeira etapa, ainda aos 14 minutos, deixando o Cerro Porteño com um atleta a menos em campo. A diferença em números foi castigada após pouco tempo, afinal, o primeiro gol palmeirense saiu ainda aos 25 minutos.
“Perguntaram ao Guardiola o que fazer na quarta ou quinta vez em que ele chegava nas semifinais. Ele disse: vou fazer tudo o que fiz nos anos que passaram e perdemos. Vou pedir aos jogadores que fiquem calmos, mas para fazerem o mesmo”, disse o português quando perguntado o “segredo” da equipe.
O técnico português e sua comissão técnica têm 211 jogos, com 125 vitórias, 50 empates e apenas 36 derrotas desde a chegada, em 2020. Pela Libertadores, foram 35 duelos (em dois, o técnico estava expulso) com 24 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas em toda a passagem.
“O futebol é isso, é mágico. A galera quer fazer do futebol uma ciência, mas o futebol não é uma ciência exata. Há quem não queira fazer. O futebol tem vida própria, tem momentos aleatórios e questões que não se controlam. Hoje teve uma expulsão e isso não estava no meu plano de jogo, não é assim que funciona. O jogo tem vida”, continuou.
Abel foi especulado, em mais uma oportunidade, para asssumir o comando do PSG, segundo jornal francês. Sob os olhares do diretor executivo de futebol, o também português Luís Campos, o treinador pode ser abordado mirando a próxima temporada, 2023/24, na Europa.
“O que eu digo a eles é que nada nem ninguém nos impeça de dar nosso melhor. Depois a gente aceita o resultado. Se perdemos, sigamos. Temos três, dois, ou às vezes nem temos dia para descansar. Eu sou um treinador de muita sorte por ter uma equipe espetacular, com todas as estruturas e com tudo em dia”, finalizou.