O
Os gols foram marcados por Jair e Igor Jesus, ambos no primeiro tempo. Cristián Roldán diminuiu, no segundo. A vitória era mais do que fundamental para o Glorioso, já que o Seattle é o time considerado mais acessível da chave.
O PSG-FRA e o Atlético de Madrid-ESP são os outros rivais.
Próximos jogos
O Botafogo encara na quinta-feira (19), às 22h (de Brasília), no Rose Bowl, em Los Angeles, o Paris Saint Germain-FRA, pela segunda rodada do Grupo B do torneio.
Os norte-americanos jogam mais uma vez no Seattle Field, também na quinta-feira, mas às 19h (de Brasília), diante do Atlético de Madrid-ESP.
Seattle tenta pressionar
Jogando em casa e com apoio da torcida, o Sounders tentou pressionar o Botafogo no campo de defesa. Nos primeiro minutos de jogo, até conseguiu. Mas nada que tenha assustado o time brasileiro. Aos poucos, o Glorioso tomou as ações da partida para começar a construir sua boa vantagem.
Botafogo abre distância
O primeiro gol brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa foi do zagueiro Jair. Após cobrança de falta de Alex Telles, o defensor subiu sozinho para colocar no fundo do gol de Frei: 1 a 0. Este foi o primeiro gol do defensor pelo Alvinegro. O jogador está em negociação para se despedir após o Mundial.
Se Jair pode sair, quem está de despedida é Igor Jesus. Negociado com o Nottingham Forest-ING, o camisa 99 também deixou sua marca para abrir vantagem ao Glorioso ainda na primeira etapa.
Também de cabeça, Jesus aproveitou ótimo cruzamento de Vitinho para colocar no canto do arqueiro Frei. O Botafogo foi para o intervalo com um ótimo 2 a 0 no marcador.
Noite de estreias
No segundo tempo, o técnico Renato Paiva promoveu duas estreias no Botafogo. Principais contratações para disputa do Mundial de Clubes, Joaquín Correa e Arthur Cabral foram acionados pelo treinador para fazer o primeiro jogo pelo Glorioso.
No geral, a dupla teve atuação discreta na primeira partida. A tendência é que com o tempo os reforços consigam se entrosar para ajudar o Alvinegro para a sequência da temporada.
Seattle entra no jogo
O Botafogo parecia não ter voltado para a segunda etapa. A equipe pouco criou e viu o Seattle começar a gostar do jogo. Os donos da casa, empurrados pela torcida, criaram chances, mas sempre pecando na hora de concluir em gol.
Em um cruzamento, Cristián Roldán subiu de cabeça e viu a bola desviar em Igor Jesus e morrer no fundo do gol de John: 2 a 1. Era o que o time norte-americano precisava para colocar fogo na partida. No final, seguiu pressionando e buscando o empate. Empilhou boas chances, mas não furou a defesa do Botafogo.
Para a sorte do Botafogo, a bola não entrou e os primeiros três pontos foram confirmados para o time brasileiro.
Botafogo 2x1 Seattle Sounders- EUA
Botafogo
John; Vitinho, Barboza, Jair e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa) e Savarino (Arthur Cabral); Artur, Mastriani (Joaquín Correa) e Igor Jesus (Santi Rodríguez). Técnico: Renato Paiva.
Seattle Sounders-EUA
Frei; Alex Roldán, Kim (Bell), Ragen e Nouhou (Baker-Whiting); Cristian Roldán e Vargas; Ferreira (De La Vega), Rusnak e Kent (Rothrock); Musovski (De Rosário). Técnico: Brian Schmetzer.
Gols: Jair (27min 1ºT), Igor Jesus (43min 1ºT), do Botafogo;
Cristian Roldán (29min 2ºT), do Seattle Sounders
Cartão amarelo: Barboza, Correa (BOT); Nouhou, Ragen (SEA)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 1ª rodada do Grupo B do Mundial de Clubes da Fifa
Local: Seattle Field, em Seattle, nos Estados Unidos
Data e hora: 15 de junho (domingo) de 2025, às 23h (de Brasília)
Árbitro: Glenn Nyberg (SUE)
Assistentes: Mahbod Beigi (SUE) e Andreas Söderkvist (SUE)
Árbitro de vídeo: Marco di Bello (ITA)