Ouvindo...

Ex-Vasco, atacante do Sundowns explica estratégia para surpreender no Mundial

Time sul-africano será rival do Fluminense no torneio e conta com cria do Cruzmaltino entre os principais destaques; confira a entrevista exclusiva

Arthur Sales é um dos destaques do Mamelodi Sundowns, da África do Sul

Cria das categorias de base do Vasco, o atacante Arthur Sales é uma das apostas do Mamelodi Sundowns, da África do Sul, para surpreender no Mundial de Clubes. A equipe sul-africana está no Grupo F, que é o do Fluminense. E o Tricolor é um velho conhecido.

Sales fez muitos jogos contra o rival da terceira rodada da fase de grupos, no dia 25 de junho, nos times da base. E acompanhou de perto também o futebol profissional. Em entrevista exclusiva para a Itatiaia, ele contou que passou informações para o treinador do Sundowns, o português Miguel Cardoso.

Leia também

“Conheço muito o Fluminense e joguei muitas vezes na base. Tenho conversado com o treinador e falado um pouco sobre o estilo deles, seja na base ou no profissional. Ele vai arrumar uma estratégia melhor para a gente vencer”, afirmou Sales que fez dez jogos no time principal do Vasco em 2021.

Sales explicou a tática para o Sundowns pode surpreender no Mundial. Além do Fluminense, a equipe também vai enfrentar o Borussia Dortmund-ALE e o Ulsan, da Coreia do Sul.

“Temos todo o suporte para surpreender. Porque ninguém sabe como nos enfrentar. Nunca viram ou não acompanham nosso time. É um fator surpresa para usar. Não temos nada a perder. Temos que apresentar nosso futebol e ver até onde chegamos”, destacou.

A equipe encara os sul-coreanos nesta terça-feira (17), às 19h (de Brasília), em Orlando.

Estilo da Seleção Brasileira

Arthur Sales também deu algumas dicas da forma que o Mamelodi Sundowns gosta de jogar. Segundo ele, a posse de bola semelhante a da Seleção Brasileira é mentalidade no clube. O Sundowns, inclusive, é chamado no país como “The Brazilians” e usa um uniforme bem parecido com o do Brasil.

Arthur em ação pelo Mamelodi Sundowns

“Somos um time que joga com posse de bola como a Seleção Brasileira. A inspiração é nisso em sempre tentar ter sempre a posse. Nosso estilo é esse. Bem perto com bastante posse e querendo agredir o adversário”, contou.

Campeonato Sul-Africano

O Mamelodi chega como uma grande surpresa na disputa do Mundial de Clubes até por não ser um time tão conhecido mundialmente como outros do continente. O Sundowns conquistaram a Liga dos Campeões da África somente em 2016.

Na atual temporada, ficou com o vice-campeonato nesta temporada para o Pyramids, do Egito. Com 15 títulos nacionais, a vaga do Mamelodi veio por ser o segundo melhor time do ranking da CAF (Confederação Africana de Futebol).

Por lá, é sempre um dos favoritos à competição. Ao lado do Mamelodi, o Kaiser Chiefs e o Orlando Pirates são as principais equipes na África do Sul. No entanto, o time de Arthur Sales é o atual octacampeão consecutivo.

“É um campeonato que já sabemos quem vai ser os campeões. É um torneio bem antigo com uma diferença de dinheiro muito alta. Tem dois ou três para competir pelo título. Tem a Champions da Ásia que é mais equilibrada”, revelou.

A carreira do atacante

Aos 22 anos, Arthur Sales fez todas as categorias de base no Vasco e jogou dez jogos pelo time profissional do Rio de Janeiro. Ele foi negociado com o Grupo City defendendo o Lommel SK, da Bélgica. No primeiro ano, foram 19 jogos e oito gols.

Depois, o atacante foi emprestado para o Paços de Ferreira e voltou ao Brasil para defender o Bahia, ainda em negócio com o Grupo City. No time baiano foram 14 jogos e quatro gols até o retorno ao Lommel.

Novamente na Bélgica fez dez gols em 28 jogos ajudando na campanha da Segunda Divisão local. Negociado com o Mamelodi Sundowns, já participou de 38 jogos com nove gols e nove assistências, sendo um dos destaques do time.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.