O River Plate, da Argentina, garantiu nesta terça-feira (14) vaga no Super
Ao vencer o Libertad-PAR por 2 a 0 no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, pela quinta rodada do Grupo H da
A América do Sul tem seis vagas no Super Mundial: quatro para os campeões da Libertadores entre 2021 e 2024, e duas via o ranking. O River assegurou umas dessas duas posições. Caso seja o campeão ao final da competição, mais uma vaga se abre pelo ranking.
Hoje, abaixo do River estão o Boca Juniors-ARG e o Olimpia-PAR. Ambos não estão somando pontos no ranking porque não estão jogando a edição 2024 da Libertadores, participam da Sul-Americana, que não pontua. O Boca tem pontuação alta, então deve ficar com a segunda vaga pelo ranking.
O Olimpia depende de abrir uma terceira vaga, que ocorreria com títulos de Palmeiras, Flamengo ou Fluminense, já classificados, e do River, o melhor ranqueado não brasileiro. E torcer para que o Nacional-URU não vá longe na competição e o ultrapasse.
Atlético, Grêmio, São Paulo e Botafogo são outros brasileiros que podem participar da competição, mas precisam ser campeões da edição de 2024.
Já são 27 times classificados e restam cinco vagas: duas da América do Sul, uma da Ásia, uma para a Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central) e uma indicação do país-sede.
Na Ásia, a final da Liga dos Campeões é entre Al Ain, dos Emirados Árabes, e Yokohama Marinos, do Japão. O campeão se classifica. A decisão é em dois jogos, com a finalíssima em 25 de maio. O Yokohama venceu a ida, em casa, por 2 a 1, e joga pelo empate agora. A Concachampions será decidida entre Pachuca-MEX e Columbus Crew-EUA, em 2 de junho, no México. Quem vencer vai ao Super Mundial.
O indicado do país-sede deve ser o campeão da edição em andamento da MLS (Major League Soccer), a principal liga de futebol dos Estados Unidos. A competição termina apenas em dezembro. O Inter Miami, de Lionel Messi, está na disputa.
O novo Mundial
A primeira edição será nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Estádios e cidades onde ocorrerão os jogos ainda serão anunciados.
Dos 32 participantes, 27 já estão classificados. Entre junho e julho deste ano, a Fifa espera que 29 times sejam conhecidos para o sorteio dos grupos. Faltaria a definição do indicado do país-sede e os dois sul-americanos restantes, que serão decididos apenas em novembro de 2024.
Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.
Os 27 times já classificados para o Super Mundial:
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras - campeão da Libertadores de 2021
- Flamengo - campeão da Libertadores de 2022
- Fluminense - campeão da Libertadores de 2023
- River Plate (Argentina) - via ranking
Europa (12 vagas)
- Chelsea - Inglaterra
- Real Madrid - Espanha
- Manchester City - Inglaterra
- Porto - Portugal
- Benfica - Portugal
- Inter de Milão - Itália
- PSG - França
- Bayern de Munique - Alemanha
- Borussia Dortmund - Alemanha
- Juventus - Itália
- Atlético de Madrid - Espanha
- RB Salzburg - Áustria
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey - México
- Seattle Sounders - EUA
- León - México
África (4 vagas)
- Al-Ahly - Egito
- Wydad Casablanca - Marrocos
- Espérance - Tunísia
- Mamelodi Sundowns - África do Sul
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal - Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds - Japão
- Ulsan Hyundai - Coreia do Sul
Oceania (1 vaga)
- Auckland City - Nova Zelândia