Apesar de protagonizarem a final da segunda principal competição de clubes da Europa, os ingleses podem terminar a Premier League nas duas piores posições acima da zona de rebaixamento. Antes da última rodada, Red Devils e Spurs estão em 16º e 17º, respectivamente.
Quando o assunto é a Europa League, o panorama é bem diferente. Ambos começaram a competição na primeira fase e terminaram entre os quatro melhores. No total, eles entraram em campo 14 vezes, sendo que o United está invicto e o Tottenham acabou superado apenas duas vezes.
Na história do torneio, os Spurs são bicampeões (1972 e 1984), ainda com o nome Copa da Uefa. Os Red Devils, por sua vez, venceram em 2017, já como Europa League.
Tottenham x United será a terceira final inglesa na história da Europa League; relembre Veja lista dos maiores campeões da Europa League Veja quais brasileiros já foram campeões da Europa League
Nesta temporada, o Tottenham venceu os três jogos contra o United - dois pela Premier League e um pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa.
O campeão vai faturar 13 milhões de euros (mais de R$ 83 milhões), sem contar premiações por avanço de fase ou bônus por vitórias. Além disso, será garantida também uma vaga na próxima Champions League e na Supercopa da Uefa.