O
Esse é o terceiro título da equipe na competição. Os dois primeiros foram com o nome Copa da Uefa, em 1972 e 1984. Desde 2009, passou a ser adotado o nome Europa League, mas com todos os times “herdando o histórico”.
Como foi o jogo
Os primeiros 45 minutos da final foram marcados por muita tensão. Além das 16 faltas, sendo 12 do Tottenham, as equipes protagonizaram jogo “amarrado” no meio-campo. Os Spurs tentavam jogadas pelas pontas, mas paravam na boa marcação do United, que por sua vez, apostava nas bolas aéreas, também pouco produtivas.
Entretanto, o placar foi inaugurado antes do intervalo. Aos 42 minutos, após cruzamento de Sarr, Brennan Johnson disputou com Luke Shaw e conseguiu desviar para marcar pelo Tottenham. A bola ainda desviou no defensor dos Red Devils antes de vencer o goleiro Onana.
A etapa final seguiu com ações muito travadas, mas dessa vez, em duelo de “ataque contra defesa”. O United assumiu a posse de bola e se mantinha na intermediária de ataque, mas com muitas dificuldades para chegar ao gol de Vicario. Aos 22 minutos, o goleiro falhou ao tentar cortar cruzamento e deixou a bola para Höjlund. O atacante dos Red Devils cabeceou por cima da defesa, mas viu Van De Ven cortar praticamente em cima da linha.
Do outro lado, o ataque do Tottenham sumiu no jogo e não segurava a bola no ataque. Mesmo sob grande pressão até o fim, os Spurs impediram o gol de empate e garantiram a taça continental. Os últimos minutos, por sinal, tiveram mais faltas e pequenas confusões do que bola rolando em campo.
Fim do jejum de quase 20 anos no Tottenham
A conquista da Europa League representa enorme “alívio” para o Tottenham. Os Spurs vão terminar a
Além disso, a equipe londrina encerra um jejum de títulos de 17 anos. A conquista mais recente na galeria do clube foi a Copa da Liga Inglesa em 2008, e desde então, foram diversos vice-campeonatos até o retorno ao topo de uma competição.
O United, por sua vez, também vai terminar o Campeonato Inglês nas últimas posições, mas com o amargor de passar perto do rebaixamento e ser derrotado na final continental.