A Uefa, entidade máxima do futebol europeu, estuda uma votação que pode culminar com a suspensão de Israel de competições continentais.
De acordo com publicação do jornal Associated Press (AP), desta quinta-feira (25), o motivo da votação seria a guerra entre Israel e Palestina, iniciada em 2023.
Segundo a AP, a maioria dos 20 membros do comitê executivo da Uefa deve apoiar o voto a favor da suspensão dos israelenses de competições europeias.
Com isso, seleções e clubes israelenses ficariam impedidos de disputar torneios internacionais, como Champions League (para clubes) e Eliminatórias para a Copa do Mundo (seleções). Assim, Israel pode ficar de fora do Mundial do próximo ano - que será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.
Atualmente, o país ocupa a terceira colocação do grupo I das Eliminatórias da Copa, atrás de Noruega e Itália, respectivamente.
No entanto, ainda não há a confirmação que a Fifa, órgão máximo do futebol, apoiará a exclusão do país do Mundial. A publicação aponta que um dos possíveis empecilhos seja a proximidade entre Gianni Infantino, presidente da entidade, de Donald Trump, presidente dos EUA e próximo de Benjamin Netanyahu - primeiro-ministro de Israel.
Caso a suspensão de Israel seja confirmada, o caso se assemelharia ao da Rússia. O país foi afastado da disputa de competições internacionais da Uefa em 2022 após o início da guerra com a Ucrânia.
Porque Israel disputa competições da Uefa
Apesar de ser um país localizado na Ásia, Israel disputa competições da Uefa, entidade europeia, desde a temporada 1991. Um dos motivos foram os problemas diplomáticos causados pela relação do país, de maioria judia, com os islâmicos da região. Outro problema era a recusa de equipes da região em enfrentar os israelenses.
Com isso, a partir de 1994, a Uefa considera Israel “membro pleno” da entidade. Assim, equipes do país e a seleção local disputam apenas competições europeias.
Seleções confirmadas na Copa do Mundo de 2026
- Canadá
- Estados Unidos
- México
- Argentina
- Brasil
- Colômbia
- Equador
- Paraguai
- Uruguai
- Marrocos
- Tunísia
- Austrália
- Coreia do Sul
- Irã
- Japão
- Jordânia
- Uzbequistão
- Nova Zelândia
Divisão de vagas da Copa do Mundo
- Europa: 16 vagas
- América do Sul: 6 vagas
- América do Norte e Central: 6 vagas
- Ásia: 8 vagas
- África: 9 vagas
- Oceania: 1 vaga
- Playoff: 2 vagas