O êxito do Juventude
No primeiro jogo da competição nacional daquela temporada, a equipe de Caxias do Sul bateu o Paraná por 1x0. Posteriormente, o time terminou o campeonato em 14º lugar.
Desde lá, quando esteve na primeira divisão, o Juventude não ganhou na estreia de Campeonato Brasileiro. Isso porque foi rebaixado em 2007 e só retornou à elite nacional em 2021, quando empatou em 2x2 com o Cuiabá na rodada inicial.
Em 2022, um novo empate pelo mesmo placar, desta vez em casa contra o Bragantino. Depois de cair e voltar à primeira divisão novamente, o Juventude estreou em 2024 contra o Criciúma. As equipes ficaram no 1 a 1.
Chegado o ano de 2025, o técnico Fábio Matias tinha a missão de conduzir o Juve a uma boa largada neste início do Brasileirão. O primeiro passo foi dado.
‘Tivemos um jogo de controle. A gente soube explorar o que o adversário poderia nos dar e, ao mesmo tempo, nos agregar. O comprometimento dos atletas é fundamental dentro da ideia. Fizemos um jogo sem sofrimento. O fator casa bem feito é importante. Agora, buscar coisas boas fora de casa’, disse o treinador, em coletiva pós-jogo do último sábado.
O êxito do Papo veio após os dois gols de Gabriel Taliari, levando o estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, à loucura. Aliás, o time gaúcho venceu todas as partidas em casa (apesar da eliminação nos pênaltis para o Grêmio na semi do Gauchão). Passou por Ypiranga, Guarany, São José, Grêmio duas vezes e Vitória, mantendo 100% de aproveitamento diante da torcida.
O próximo compromisso será contra o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O jogo está marcado para as 21h (de Brasília) de sábado (5).
Qual o objetivo do Juventude no Brasileirão?
O Juventude sabe que tem um elenco de menor poderio e tende a brigar para não ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro em 2025. Porém, o time se apega ao fato de que, na edição passada da Série A, não se classificou à Copa Sul-Americana pelo critério de desempate. O Papo teve os mesmos 45 pontos que o Grêmio, mas perdeu no número de vitórias.
Junto da luta para permanecer mais uma temporada na elite nacional, o Juve quer sonhar mais alto. Vencer o Vitória já na largada, em casa, foi importantíssimo para este começo de projeção.