Ouvindo...

Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

Advogado e vice-governador de São Paulo nos anos 1980, ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista

José Maria Marin, ex-presidente da CBF

Morreu, na madrugada deste domingo (20), o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, aos 93 anos. Com a saúde fragilizada, ele tinha histórico de AVC e estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Advogado e vice-governador de São Paulo nos anos 1980, Marin dirigiu a entidade máxima do futebol brasileiro entre 2012 e 2015 após a renúncia de Ricardo Teixeira. Depois, foi sucedido por Marco Polo del Nero.

Ainda no futebol, presidiu a Federação Paulista de Futebol (FPF) entre os anos de 1982 e 1988 e chefiou a delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México.

Prisão nos Estados Unidos

Em 2015, José Maria Marin chegou a ser preso nos Estados Unidos. À época, ele foi condenado em quatro anos por corrupção enquanto comandava a CBF, mas voltou ao Brasil em 2020, durante a pandemia.

Vale lembrar que, em meio às investigações, Marco Polo Del Nero retirou o letreiro “José Maria Marin” da fachada do prédio que sedia a CBF, no Rio de Janeiro. Atualmente, a sede da entidade carrega os dizeres “Casa do Futebol Brasileiro”.

Roubo da medalha

Na cerimônia de premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012, vencida pelo Corinthians, Marin foi flagrado colocado uma das medalhas no bolso. Na oportunidade, a FPF disse que uma das medalhas já estava destinada ao dirigente, mas um dos atletas ficou sem a premiação e só recebeu após a entrega total.

"É muito bom vocês (jornalistas) tocarem nesse assunto. É bom isso ter vindo à tona para que possa ser esclarecido de uma vez por todas. A medalha foi uma cortesia da Federação Paulista de Futebol (FPF). Não era para ter essa repercussão toda. Isso tudo foi uma verdadeira piada. Enrolei e guardei. Se eu ponho no pescoço, iriam falar: ‘Esse cara não disputou [a final] e não é dirigente do Corinthians nem do Fluminense”, disse Marin na época.

CBF lamenta morte

Em nota divulgada na manhã deste domingo (20), a CBF lamentou a morte de José Maria Marin. Veja:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta o falecimento de José Maria Marín, ocorrido na madrugada deste domingo (20), em São Paulo, aos 93 anos. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês e será velado nesta tarde, na capital paulista.

Nascido em 6 de maio de 1932, José Maria Marín foi presidente da CBF entre 12 de março de 2012 e 16 de abril de 2015.

Antes de assumir a presidência da entidade, o paulistano construiu carreira na política paulista, tendo sido vereador e deputado estadual nas décadas de 1960 e 70. Foi vice-governador de São Paulo de 1979 a 1982 e governador entre 1982 e 1983. De 1982 a 1988, foi o mandatário da Federação Paulista de Futebol e chefiou a delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México.”

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.