Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Foco, venda milionária e decisão: desafios de Estêvão em Palmeiras x Chelsea

Partida válida pelas quartas de final do Mundial de Clubes será especial para o atacante, que será reforço do time inglês

Jogador do Palmeiras, Estêvão enfrentará seu futuro time

O confronto entre Palmeiras e Chelsea, da Inglaterra, desta sexta-feira (4) será especial para o atacante Estêvão. Afinal, o jogador de 18 anos enfrentará seu futuro time, pelas quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa.

Estêvão está vendido ao Chelsea desde junho de 2024, época em que o Palmeiras sacramentou a negociação. A partida também pode marcar a despedida do jogador, pois ele se apresentará aos Blues assim que terminar a participação palmeirense na Copa do Mundo de Clubes — esse cenário acontecerá caso o Verdão seja eliminado.

Falta de foco?

Ainda durante a fase de grupos do Mundial, Estêvão confessou que a ansiedade de jogar na Europa futuramente está atrapalhando o foco no Palmeiras.

"É muito difícil me manter focado aqui (no Palmeiras). É um sonho que vou realizar, mas sabendo que tenho que focar aqui. Não é fácil, quanto mais perto chega, a ansiedade vai batendo, o frio na barriga também”, disse Estêvão, após o empate por 2 a 2 com o Inter Miami.

O atacante revelou que recebe ajuda dos pais e reforçou que se imagina atuando na Europa, o que tira parte do foco no Verdão. O técnico Abel Ferreira defendeu Estêvão, que foi criticado por parte da torcida e imprensa.

“Se todos fizessem um exercício de empatia, iam perceber que o que ele sente é natural. E ele é tão puro e tão ingênuo que disse realmente o que está a sentir. É normal. Enquanto eu estiver com ele, vou desfrutar de vê-lo jogar. Fico triste quando não valorizamos o que não é nosso”, afirmou o treinador, antes do jogo com o Botafogo.

Abel Ferreira e Estêvão

Venda milionária e precoce

Revelado nas categorias de base do Palmeiras, Estêvão está vendido ao Chelsea há um ano. Ele não pôde se mudar para a Inglaterra porque não tinha 18 anos, idade que completou em abril de 2025.

A operação total foi acertada em 61 milhões de euros (R$ 358 milhões na cotação da época). São 45 milhões de euros fixos — valor da multa rescisória — e o Palmeiras pode receber mais 16,5 milhões de euros através de metas esportivas. O clube detém 70% do montante, enquanto o atleta, família e estafe têm direito a 30%.

Estêvão em ação pelo Palmeiras contra o Porto no Mundial de Clubes da Fifa 2025

Decisão e ‘jogo da vida’ no Mundial

Estêvão ainda é cobrado por parte dos torcedores do Palmeiras por atuações memoráveis em jogos considerados “grandes”. O atleta não marcou nos mata-matas da Copa do Brasil e Libertadores do ano passado, não balançou as redes em clássicos e também não desencantou no Mundial de Clubes.

A chance de afastar as críticas acontecerá justamente contra o futuro time do atacante.

Leia também

Palmeiras x Chelsea

A partida entre Palmeiras e Chelsea acontecerá nesta sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), no estádio Lincoln Financial Field, localizado na Filadélfia, nos Estados Unidos.

O Verdão está desfalcado e não terá os zagueiros titulares Murilo (lesionado) e Gustavo Gómez (suspenso), além do lateral-esquerdo Piquerez (suspenso).

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.