Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Efeito Allianz Parque? Palmeiras supera histórico na Libertadores com nova arena

Em vantagem, Verdão enfrentará River Plate nas quartas de final em casa

Palmeiras receberá River Plate no Allianz Parque

O Palmeiras vive fase marcante na Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (24), o time recebe o River Plate pelo jogo de volta das quartas de final, no Allianz Parque. Esta é a 13ª vez que o clube chega à antepenúltima fase do principal torneio sul-americano.

O dado impressiona quando comparado à história anterior do clube. De 1960, ano de criação da Libertadores, até 2014, temporada de inauguração do Allianz Parque, o Verdão alcançou as quartas apenas seis vezes. Desde a nova arena, já são sete presenças nessa fase, superando todo o período pré-Allianz em 11 anos de estádio.

A influência do estádio também se reflete nos títulos. Antes da parceria com a WTorre, o Palmeiras tinha apenas uma taça da Libertadores, conquistada em 1999. Com o novo estádio, ergueu o troféu em 2020 e 2021. No total, o clube soma 11 semifinais de Libertadores: seis antes da arena e cinco desde a inauguração.

Em outras competições, o impacto é semelhante. Na Copa do Brasil, criada em 1989, o Verdão venceu duas vezes antes do Allianz e igualou esse número em apenas cinco anos no novo palco. Em 11 temporadas, conquistou também quatro Campeonatos Brasileiros, quatro Paulistas, além da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil.

Apesar de ter o Allianz Parque como fator positivo, o Palmeiras foi eliminado das últimas três edições da Libertadores no estádio, para Botafogo, Boca Juniors-ARG e Athletico-PR.

Leia também

Palmeiras x River Plate

Precisando apenas de um empate para avançar, o Palmeiras terá o segundo jogo contra o River Plate na quarta-feira (24), no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília). O primeiro duelo teve vitória palmeirense por 2 a 1, na Argentina, com gols de Gustavo Gómez e Vitor Roque.

Quem avançar para as semifinais jogará contra São Paulo ou LDU, do Equador.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.