Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras e torcida se reconectam, afastam fantasmas, e time consolida evolução

Verdão acumula diversas valências em classificação para as semifinais da Libertadores após vencer o River Plate duas vezes

Palmeiras venceu River Plate por 3 a 1 no Allianz Parque

O Palmeiras “lavou a alma” com a classificação para as semifinais da Copa Libertadores, conquistada na última quarta-feira (24), após vencer o River Plate duas vezes nas quartas de final.

Um dos pontos positivos, além da vaga, foi a reconexão com a torcida. No último encontro entre torcedores e o time, as arquibancadas protestaram contra diretoria, xingaram o elenco nome por nome e pediram a saída do técnico Abel Ferreira. O time, inclusive, não correspondeu em campo e foi eliminado para o Corinthians, com duas derrotas nas oitavas de final da Copa do Brasil, o que motivou o aumento das cobranças.

Desta vez, a sinergia voltou. Torcedores fizeram “corredor de fogo” e acompanharam o ônibus da delegação em todo o trajeto do centro de treinamento ao Allianz Parque. Antes de a bola rolar, os jogadores tiveram os respectivos nomes cantados e agradeceram, assim como Abel Ferreira. Depois do apito final, todos comemoraram juntos.

O ambiente “frio” do estádio, que acontecia em partidas recentes, não apareceu. O Palmeiras foi incentivado fortemente pela torcida, mesmo após o gol de Salas que abriu o placar.

"É fácil perceber quando os torcedores estão conosco. Umas vezes cantam o nome dos jogadores, outras não. Ou acreditamos no Palmeiras ou não vale a pena”, disse Abel Ferreira, após o jogo.

Palmeiras “espanta fantasmas”

Alguns tabus foram deixados de lado. O Palmeiras não vencia uma partida mata-mata de Libertadores no Allianz Parque há três anos, com sete empates consecutivos.

Além disso, uma das grandes críticas da torcida era sobre desempenho em “jogos grandes”. A cobrança aumentou desde as derrotas para Flamengo, Botafogo e Corinthians, entre 2024 e 2025.

Flaco López brilhou na vitória do Palmeiras contra o River Plate

Time consolida evolução

O Palmeiras teve a quarta vitória seguida — marcando 13 gols no período — desde a volta da Data Fifa e consolidou a nova forma de jogar do técnico Abel Ferreira.

A dupla Vitor Roque e Flaco López foi decisiva de novo, marcando os gols da segunda vitória sobre o River. O meio-campo preenchido — com Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Andreas Pereira — funcionou.

Abel Ferreira, inclusive, chegou à quarta semifinal de Libertadores em cinco edições disputadas.

Leia também

Sequência do Palmeiras

O Verdão jogará contra São Paulo ou LDU, do Equador, nas semifinais. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira (25), no Morumbis, e os equatorianos tem vantagem de 2 a 0, construída no jogo de ida.

Antes, o Palmeiras entrará em campo neste domingo (28), às 16h, contra o Bahia. Válida pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a partida acontecerá na Arena Fonte Nova.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.