Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians vê “aliciamento imoral” em saída de Kauê Furquim para o Bahia

Tricolor Baiano pagou a multa rescisória do jogador ao Corinthians nesta quinta-feira (14)

Kauê Furquim era uma das grandes joias da base do Corinthians

O Corinthians sofreu um baque na tarde desta quinta-feira (14) com a venda de Kauê Furquim para o Bahia, após o pagamento da multa rescisória para o mercado nacional. Via nota oficial, o clube repudiou a transação, tratando-a como “aliciamento ilícito e imoral”.

Via nota oficial, o Timão alegou que não foi comunicado sobre o interesse no jovem de 16 anos por parte do Bahia ou do Grupo City. “Estudaremos os caminhos jurídicos necessários e possíveis para punir os responsáveis e apelaremos à CBF e à FIFA para que a justiça seja feita”, comunicou o clube.

O departamento jurídico do Corinthians, alinhado com a diretoria das categorias de base, interpretou que a ação do Bahia foi uma trama para negociá-lo de forma mais barata para o mercado externo. O Timão entende que o clube brasileiro foi apenas um “intermediador de negócios”.

Nota oficial do Corinthians

“O Sport Club Corinthians Paulista, ao longo de sua centenária história, tem como um de seus valores o respeito para com as instituições de relevância esportiva e cultural, sejam elas do Brasil ou do exterior.

Repudiamos, veementemente, o aliciamento ilícito e imoral do jogador Kauê Furquim, formado nas categorias de base do Corinthians, em trama envolvendo o City Football Group e o Esporte Clube Bahia.

Em nenhum momento o Corinthians foi comunicado sobre o interesse na negociação do jogador. Estudaremos os caminhos jurídicos necessários e possíveis para punir os responsáveis e apelaremos à CBF e à FIFA para que a justiça seja feita.

A estratégia retoma mais um ato daquela antiga e nefasta prática da subtração de talentos, ainda muito jovens, do futebol nacional, levando-os a preço vil para mercados externos, reduzindo o Bahia a um mero intermediador de negócios.

Reforçamos, mais uma vez, nosso repúdio aos envolvidos rompendo por completa qualquer relação institucional com o Esporte Clube Bahia e o City Football Group.”

Saída de Kauê Furquim

O Bahia acertou a contratação do atacante Kauê Furquim, de 16 anos, uma das principais promessas das categorias de base do Corinthians. O Tricolor desembolsou R$ 14 milhões para pagar a multa rescisória nacional do jogador, o que irritou a diretoria alvinegra.

O Timão tentava renovar o contrato do jovem atleta e agora estuda levar o caso para a esfera judicial. A legislação prevê que a multa rescisória para clubes do mesmo país seja equivalente a duas mil vezes o salário do jogador no ato da assinatura do contrato.

No caso de Kauê, o vínculo profissional foi firmado em abril deste ano, quando o Corinthians estipulou ainda uma multa de 50 milhões de euros (R$ 331 milhões na cotação da época) para transferências internacionais.

Kauê atua pela ponta-direita, é um jogador de muita velocidade e bons recursos no um contra um. Ele também acumula convocações para as seleções de base.

Leia também

Relacionado recentemente para os confrontos contra Ceará e Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, Kauê já havia participado de treinos com o elenco principal sob o comando de Ramón Díaz. Com a chegada de Dorival Júnior, ganhou mais espaço e passou a integrar de vez o grupo profissional.

Agora, o jovem atacante seguirá sua carreira no Bahia, sob a tutela do City Football Group (Grupo City), que aposta no seu potencial como reforço para o futuro próximo.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.