Ouvindo...

Com arbitragem ‘polêmica’, Bahia vence Corinthians na Arena pelo Brasileiro

Michel Araújo e Willian José foram às redes pelo Tricolor Baiano em Itaquera; Gui Negão anotou para o Timão

Willian José marcou o gol do triunfo contra o Corinthians na Neo Química Arena

O Bahia venceu por 2 a 1 o Corinthians na noite deste sábado (16), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo, marcado por lances polêmicos de arbitragem, foi decidido na primeira etapa.

O Bahia abriu o placar logo no começo do jogo, com Michel Araújo, em chute de longa distância. O Timão empatou em sequência com Rodrigo Garro, mas a arbitragem de vídeo identificou toque de mão de Kayke, na origem da jogada. Os mandantes chegaram ao gol, de fato, com Gui Negão, de bicicleta. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva demorou cerca de 12 minutos para validar a jogada, checando possível impedimento.

Logo em seguida, o Bahia deu números finais ao confronto, de pênalti, com Willian José. A penalidade foi assinalada após Matheuzinho derrubar Kayky dentro da área.

O Corinthians, agora, chegou a seis jogos sem vencer no Brasileirão. Nas últimas 11 partidas, a equipe comandada por Dorival Júnior triunfou apenas uma vez, contra o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza.

O Bahia, sob o comando de Rogério Ceni, defende uma invencibilidade de oito jogos na liga nacional, com cinco vitórias e três empates. O último revés foi para o Grêmio, no dia 25 de maio.

Com o resultado positivo, o Bahia segue na quarta posição, com 33 pontos, sete a menos em relação ao líder Flamengo. Já o Corinthians permanece na 13ª posição, com 22 unidades.

O Alvinegro volta a entrar em campo no próximo domingo (24), contra o Vasco, em São Januário, pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Bahia, por sua vez, recebe o Santos no mesmo dia e horário, também pela liga nacional.

Mas já?

O Bahia abriu o placar logo aos dois minutos de partida, com Michel Araújo, em chute de longa distância, que acertou o canto inferir da meta alvinegra. O goleiro Hugo Souza estava na jogada, mas não conseguiu evitar o gol tricolor.

Pressão mandante

Atrás no placar e empurrado por sua torcida, o Corinthians passou a empurrar o Bahia e acumular chances de gol.

Aos cinco minutos, Rodrigo Garro empatou a partida após passe de Kayke, mas a arbitragem identificou toque de mão do “garçom” na origem da jogada.

Aos oito minutos, Gui Negão quase igualou o marcador após rebatida da zaga do Bahia, mas o chute não ganhou direção. Aos 21, foi a vez de Garro finalizar para fora ao ser servido por Matheus Bidu.

Após demora, Corinthians empata

O Timão empatou o duelo aos 31 minutos, com Gui Negão, de bicicleta. O jovem de 18 aproveitou a sobra de uma saída pouco eficiente de Ronaldo e, na base do improvisou, marcou seu primeiro gol pelo profissional.

O gol, porém, demorou para ser validado. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva, junto com o VAR, demorou cerca de 12 minutos para considerar o lance legal, já que havia a possibilidade de um impedimento na origem da jogada.

Bahia responde imediatamente

Os visitantes voltaram a ficar na frente logo em sequência, aos 42 minutos, após Kayky sofrer pênalti de Matheuzinho em jogada pela esquerda. Na cobrança, Willian José deslocou Hugo Souza, para festa da torcida visitante.

Estreia no Timão

Em cima da equipe adversária, o Corinthians promoveu a estreia do meia-atacante Vitinho, aos 22 minutos da segunda etapa. O atleta ex-Flamengo entrou na vaga de Gui Negão.

Abafa final

O Corinthians, nos minutos finais, intensificou a pressão diante do Bahia. Aos 36 minutos, André Ramalho recebeu cruzamento preciso e, na pequena área, cabeceou para fora. Pouco tempo depois, foi a vez de Talles Magno cabecear com perigo para defesa do goleiro Ronaldo.

Apesar da pressão corintiana, os visitantes conseguiram se sustentar na defesa e garantiram três pontos importantes na competição nacional.

Corinthians 1 x 2 Bahia

Corinthians

Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho (Dieguinho), Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Ryan); Raniele, José Martínez, Breno Bidon (Talles Magno) e Rodrigo Garro; Kayke (Luiz Gustavo) e Gui Negão (Vitinho) - Técnico: Dorival Júnior.

Bahia

Ronaldo; Gilberto (Santi Arias), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Michel Araújo; Ademir (Tiago Souza), Kayky (Lucho Rodríguez) e Willian José (Cauly) - Técnico: Rogério Ceni.

  • Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: 16 de agosto de 2025 (sábado), às 21h (de Brasília)
  • Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  • Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
  • Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
  • VAR: Rafael Traci (SC)

Gols

  • Corinthians: Gui Negão (31min/1ºT)
  • Bahia: Michel Araújo (2min/1ºT) e Willian José (42min/1ºT)

Cartões amarelos

  • Corinthians: Breno Bidon e André Ramalho
  • Bahia: David Duarte, Luciano Juba e Santi Arias
Leia também

Cartões vermelhos

  • Corinthians: nenhum
  • Bahia: nenhum
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.