O Corinthians segue em processo de reorganização política após período conturbado no Parque São Jorge. Neste sábado (16), o Conselho Deliberativo marcou as eleições extraordinárias para o dia 25 de agosto (segunda-feira) com o intuito de definir o novo presidente da Diretoria e o vice-presidente do Conselho Deliberativo.
Veja como Corinthians pode suspender transfer ban da Fifa Gui Amorim deve sair? Entenda planos do Corinthians para a joia
O pleito acontece após a destituição definitiva de Augusto Melo, confirmada em Assembleia Geral realizada no último dia 9, quando 1.413 sócios votaram a favor do impeachment, contra 620 votos contrários, encerrando oficialmente seu mandato.
Melo estava afastado desde maio, após decisão do Conselho Deliberativo motivada pelo escândalo envolvendo a casa de apostas VaideBet. Além de perder a presidência, ele se tornou inelegível por dez anos e ainda poderá responder a processo disciplinar de expulsão do clube alvinegro.
No mesmo contexto, Roberson de Medeiros, conhecido como Dunga, renunciou ao cargo de vice-presidente do Conselho Deliberativo para tratar de assuntos pessoais. A posição é estratégica, já que acumula também a presidência da Comissão de Ética e Disciplina (CED), órgão responsável por apurar condutas internas.
A renúncia não interrompe as investigações em andamento, que seguem sob a supervisão da Comissão de Justiça e da presidência do Conselho Deliberativo.
Candidaturas
A tendência é que não tenha uma candidatura única de Osmar Stabile como se imaginava. Antônio Roque Citadini, conselheiro vitalício, deve concorrer ao cargo, além de André Castro, que fazia parte da chapa ‘Preto no Branco’ e neste momento é independente. Não estão descartadas mais candidaturas.
Para concorrer à presidência do clube, o candidato precisa ser conselheiro vitalício ou ter sido eleito conselheiro pelo menos duas vezes. Já para o cargo de vice do Conselho, só podem se candidatar conselheiros com mandato vigente. O mandato dos eleitos será até dezembro de 2026, quando se encerra a gestão que seria de Augusto Melo.
Veja a nota oficial do Corinthians na íntegra
“A Presidência do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista informa que serão realizadas no dia 25 de agosto as eleições para Presidente da Diretoria (em substituição a Augusto Melo, destituído definitivamente na Assembleia Geral dos associados realizada em 9 de agosto) e para Vice-Presidente do Conselho Deliberativo (no lugar de Roberson de Medeiros, que renunciou ao cargo para tratar de assuntos pessoais).
Para estas eleições, serão convocados os membros do Conselho Deliberativo – poderão votar os Conselheiros Vitalícios e Trienais. O mandato dos eleitos durará até dezembro de 2026 (fim da atual gestão da Diretoria e do Conselho).
Para a Presidência da Diretoria poderá se candidatar qualquer associado do SCCP que cumpra os requisitos estabelecidos no §2º do Art. 68 do Estatuto: ser Conselheiro Vitalício do Clube ou ter sido eleito Conselheiro pela Assembleia Geral pelo menos duas vezes, e estar em dia com todos os direitos estatutários.
Para a Vice-Presidência do Conselho Deliberativo poderão se candidatar somente Conselheiros com mandato na atual gestão do colegiado.
Forma e prazos de inscrição, bem como as certidões necessárias, serão informados em breve.
Atenciosamente,
Romeu Tuma Jr.
Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista”.
*Com agências