Ouvindo...

Estilos parecidos e primeiro duelo: o encontro entre Jardim e Sampaoli no Mineirão

Clássico decisivo pela Copa do Brasil marcará confronto inédito entre treinadores de Cruzeiro e Atlético

Leonardo Jardim, do Cruzeiro, e Jorge Sampaoli, do Atlético

O clássico entre Cruzeiro e Atlético na próxima quinta-feira (11), no Mineirão, marcará um duelo inédito entre os técnicos Leonardo Jardim e Jorge Sampaoli. Os treinadores, embora tenham perfis diferentes, têm carreiras com algumas similaridades.

Leia também

Estilo de jogo ofensivo e ousado

Ambos são conhecidos por adotar esquemas ofensivos, com ênfase na intensidade, posse de bola, pressão alta e busca por controle do jogo.

Porém, Sampaoli tem uma abordagem mais radical, por vezes arriscada, com linhas altas e defesa exposta. Jardim, embora prefira um estilo ofensivo, é mais pragmático e também privilegia transições rápidas e volume de jogo.

Experiência internacional de sucesso

Ambos conquistaram respeito fora dos seus países de origem.

Consagrado no Chile pelo título da Copa América de 2015, Sampaoli treinou clubes na Argentina, Espanha, Brasil e França.

Jardim, por sua vez, fez história no Mônaco-FRA, levando o clube às semifinais da Champions League 2016/17 e vencendo a Ligue 1, superando o Paris Saint-Germain.

Desenvolvimento de jovens talentos

Os dois treinadores também são conhecidos por revelar e lapidar jovens jogadores.

No Santos, Sampaoli desenvolveu Rodrygo, que hoje joga no Real Madrid; e no Atlético, Savinho que atualmente atua no Manchester City.

Jardim, por sua vez, foi um dos grandes responsáveis pela explosão de grandes nomes do futebol mundial, como Kylian Mbappé, Bernardo Silva, Fabinho, Lemar e Bakayoko no Mônaco.

Passagens por clubes tradicionais em reconstrução

Ambos foram contratados por clubes grandes em momentos de crise ou reformulação, com a missão de reconstruir identidades de jogo:

  • Sampaoli no Santos, Atlético, Flamengo e Sevilla
  • Jardim no Cruzeiro, Sporting, Monaco e Al Hilal

Carreira marcada por idas e vindas

Ambos têm carreiras com altos e baixos, e por vezes, deixam os clubes em meio a conflitos com diretoria ou jogadores:

  • Sampaoli: já saiu de vários clubes por atritos (ex: Santos, Atlético, Flamengo, Sevilla)
  • Jardim: também teve duas passagens pelo Monaco, sendo demitido e recontratado em pouco tempo

Nenhum dos dois foi jogador profissional relevante

Tanto o argentino quanto o português não têm carreiras como jogadores de elite, o que é incomum no futebol de alto nível.

Sampaoli foi jogador amador e virou técnico muito jovem após uma lesão. Jardim também nunca jogou profissionalmente, indo direto para os estudos e os bastidores do futebol.

Trabalharam em clubes com camisa pesada, mas orçamentos limitados

Ambos tiveram destaque em clubes tradicionais, porém financeiramente desafiados. Sampaoli no Santos, com uma folha salarial baixa. Jardim no Mônaco, que vendia jogadores constantemente e, ainda assim, disputava títulos.

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Gigante da Pampulha. Como perdeu o jogo de ida por 2 a 0, na Arena MRV, o Galo precisa, pelo menos, vencer por dois gols de diferença para levar decisão para as penalidades máximas. Quem passar, enfrentará Corinthians ou Ahletico-PR nas semifinais da Copa do Brasil.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.