O
Comentaristas de grandes emissoras de TV e redes de comunicação exaltaram a Raposa, seus jogadores e, principalmente, o treinador português. É quase unânime a impressão de que o ponto de virada do Cruzeiro em 2025 foi o momento em que Jardim passou a ter o controle sobre o futebol do clube.
O ‘melhor futebol do Brasil’
Mauro Beting, comentarista da TNT Sports, afirmou no programa De Placa desta sexta-feira (18) que o futebol apresentado pelo Cruzeiro é o melhor e mais estável do Brasil.
“Hoje sim, pelo menos é o time mais estável. O Cruzeiro, pelo que tem jogado, é o grande time do futebol brasileiro”, apontou.
Mauro Beting durante o programa ‘De Placa’
O jornalista destacou que o treinador consegue tirar dos 11 titulares o máximo do desempenho, criando assim um time coeso. Além disso, para ele, os jogadores compraram a ideia de Leonardo Jardim, o que contribuiu para os resultados recentes.
“De 1 a 11, digamos assim, a equipe base não é time para fazer o que está fazendo. Muito o mérito do treinador, muito o mérito dos jogadores que compraram a ideia. Muito mérito do Pedrinho BH, de não se meter, bancar e falar ‘ok, não vou pedir para botar o Gabigol. Faz o que você faz, né?’. Então joga o Wanderson, joga o Christian como esse espécie de ponta volante, enfim, e o time vai fazendo o que está fazendo”, destacou.
Ele ainda finalizou seu comentário projetando que, mesmo sem reforços, com essa mesma base, o Cruzeiro tem condições de lutar pelo título do Campeonato Brasileiro.
Mauro apontou que esse pode ser o respiro da torcida celeste após os anos terríveis depois da queda em 2019.
“Pelo o que joga o Cruzeiro é fato, e não me parece, até se não conseguir segurar Kaio Jorge, que acho que até vai ficar. Mesmo se não sair ninguém e mesmo se não vierem os reforços, os pedidos feitos pelo Jardim, é time para ir longe mesmo. Já tá indo longe o sonho. Até onde vai, não sei, nem o Leonardo Jardim sabe, mas é um belo processo de reconstrução do clube desde o 19 terrível, os piores anos celestes ", finalizou.
Leonardo Jardim e o ‘ponto de virada’
Para alguns cronistas esportivos, Leonardo Jardim é o nome desta fase do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Eles analisam que após o vexame na Copa Sul-Americana, o treinador passou a ter a ‘chave’ do vestiário e conseguiu recuperar jogadores.
É nesse sentido que argumentou Arnaldo Ribeiro, em comentário proferido durante o programa ‘Posse de Bola’, do Uol.
Arnaldo Ribeiro durante o programa ‘Posse de Bola’
“Leonardo Jardim está fazendo um bom trabalho, é um time que dá gosto de ver jogar. O primeiro jogo deste Cruzeiro que me impressionou foi contra o Bahia, que também está lá em cima. Quando o Cruzeiro estava em crise, tinha recém contratado o Jardim e que tinha já feito uma ‘limpa’, traçado um limite. O jogo foi dia 17 de abril, já tem 3 meses. A escalação é basicamente a que vem jogando. Porque é o único time brasileiro hoje que tem uma formação definida”, observou.
Para Arnaldo, o jogo que marcou esse ‘novo Cruzeiro’ foi o embate contra o São Paulo, na 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao colocar Dudu, Gabigol e William no banco, o comandante mostrou que dava as cartas e começou a desenhar o time de hoje. Ribeiro ressaltou que Jardim potencializa os talentos dos jogadores e consegue variações táticas.
“Ele encontrou um time e o time dele, precocemente tem variações nesta formação. É um time mais criativo com Matheus Pereira no centro. Esse Matheus Pereira é um colosso. Já era ano passado, mas oscilava. E o artilheiro do Campeonato (Kaio Jorge), que é um ótimo jogador, mas a gente pode comparar como os jogadores mais talentosos do Cruzeiro estão sendo utilizados comparados com o do Palmeiras, por exemplo. Comparar o Kaio Jorge com o Vitor Roque, por exemplo”, comparou.
Eric Faria, do programa Seleção SporTV, fez o mesmo apontamento.
“Não é à toa que o melhor momento do Cruzeiro de Leonardo Jardim tenha vindo no momento de mais serenidade do clube. Quando o clube finalmente conseguiu baixar a poeira um pouco. Quando o time conseguiu dar o controle para o Leonardo Jardim, a conversa que ele teve com Pedro Lourenço. A partir dali o time começou a andar”, disse Eric Faria.
Números e feitos do Cruzeiro de Jardim
Nesta quinta-feira (17), o
Além disso, o triunfo azul encerra um incômodo jejum: o Cruzeiro não vencia o Fluminense no Maracanã desde 2008. Essa foi a primeira vitória celeste no estádio desde a reforma em cima do Tricolor.
Depois da reforma do estádio, modernizado para a disputa da Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014), o Cruzeiro ainda não havia vencido o Tricolor das Laranjeiras no “Maraca”.
Próximo jogo
O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (20), às 16h (de Brasília), quando enfrentará o Juventude, no Mineirão, pela 15ª rodada do Brasileirão.