Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

‘La Bestia Negra’: imprensa argentina exalta Cruzeiro após vitória sobre o Flu

Alcunha histórica usada por sul-americanos voltou a ser associada à Raposa após triunfo no Maracanã

O Cruzeiro assumiu a liderança do Brasileirão após vitória sobre o Fluminense no Maracanã

A vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Fluminense, na noite dessa quinta-feira (17), no Maracanã, repercutiu na imprensa internacional. O perfil argentino do SportsCenter, da ESPN, destacou o resultado e chamou o clube mineiro de ‘La Bestia Negra’, alcunha histórica que remete ao respeito que a Raposa conquistou em confrontos sul-americanos nas décadas de 1980 e 1990.

Na publicação nas redes sociais, o veículo exaltou o triunfo fora de casa, válido pela 14ª rodada do Brasileirão, e lembrou que, com a derrota do Flamengo para o Fortaleza, o Cruzeiro assumiu de forma isolada a liderança da competição nacional.

“O Cruzeiro aproveitou a derrota do Fla e é o único líder do Brasileirão. La Bestia Negra venceu o Fluminense por 2 a 0 pela 14ª rodada e abriu 3 pontos de vantagem sobre o Mengão na liderança do campeonato. Fabrício Bruno e Kaio Jorge, os autores dos gols da vitória no Maracanã", escreveu o perfil oficial do SportsCenter Argentina.

É a primeira vez em mais de 11 anos que o time mineiro lidera o campeonato ao fim de uma rodada. A última vez havia sido em dezembro de 2014, na campanha do tetracampeonato.

História do apelido

A expressão foi usada pela primeira vez pela imprensa paraguaia em 1989, após uma virada histórica do Cruzeiro sobre o Olimpia, na Supercopa. A Raposa reverteu uma desvantagem de 2 a 0 com uma vitória por 3 a 0 no Mineirão.

No Chile, o Cruzeiro também é lembrado como um dos adversários mais difíceis para os clubes locais, especialmente após uma sequência de vitórias sobre o Colo-Colo. A imprensa argentina e de outros países sul-americanos já utilizou o termo em diferentes momentos para se referir ao histórico competitivo da equipe brasileira em torneios continentais.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports