Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro termina rodada do Brasileirão na liderança pela primeira vez desde 2014

Vitória em cima do Fluminense coloca o Cruzeiro no primeiro lugar do Brasileiro depois de mais de 11 anos

Jogadores do Cruzeiro celebram gol sobre o Fluminense no Brasileirão

O Cruzeiro está de volta à liderança da Série A do Campeonato Brasileiro depois de mais de uma década. Com a vitória por 2 a 0 em cima do Fluminense, nesta quinta-feira (17), no Maracanã, no Rio de Janeiro, o time de Leonardo Jardim encerrará a 14ª rodada da competição na primeira posição pela primeira vez desde 2014.

A Raposa tem 30 pontos e foi beneficiada pelo tropeço do Flamengo na rodada. O Rubro-Negro, que estacionou nos 27 pontos, perdeu para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, nessa quarta-feira (16). O gol da vitória santista foi marcado por Neymar, e o resultado derrubou os cariocas para o segundo lugar.

A última vez do Cruzeiro como líder no Brasileirão foi em 7 de dezembro de 2014, na 38ª rodada. Na ocasião, a equipe comandada por Marcelo Oliveira venceu o Fluminense por 2 a 1, no Mineirão, e levantou a taça do torneio. O título já havia sido sacramentado com duas rodadas de antecedência, na vitória por 2 a 1 em cima do Goiás, também no Gigante da Pampulha.

Em 2014, o Cruzeiro conquistou o tetracampeonato brasileiro com 80 pontos, com 24 vitórias, oito empates e seis derrotas. Foram 67 gols marcados e 38 sofridos.

Entre 2015 e 2019, o Cruzeiro disputou 190 rodadas em cinco anos de Brasileirão. Depois, o passou três anos na Série B (2020, 2021 e 2022). Desde o retorno à Série A, a atual campanha é a melhor do clube na disputa nacional.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.