A Arena MRV terá a parte externa iluminada com a cor amarela diariamente durante a primeira semana do mês. Se trata de uma ação do
O clube vê a ação como uma forma de dar visibilidade ao Setembro Amarelo e reforçar o lema “Galo é vida”.
“Acredito ser extremamente importante que os clubes participem do Setembro Amarelo, aproveitando o compromisso social e proporcionando que a campanha alcance um público ainda maior. Além disso, há a contribuição natural em diminuir o tabu relacionado à saúde mental”, disse Michelle Rios, psicóloga do departamento de futebol do Atlético
A psicóloga destaca ainda que o tema é de fundamental importância no ambiente corporativo e de alto rendimento esportivo, no qual os jogadores trabalham sob constante pressão.
“A psicologia presente no dia a dia de um clube em treinos, jogos e rotina tem o papel de estabelecer vínculos, identificar e diagnosticar qualquer sintoma que possa prejudicar o bem-estar e saúde mental do indivíduo nesse ambiente de muita pressão externa e interna que é o futebol”, completou.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, realizada durante todo o mês de setembro no Brasil. Criada em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a iniciativa tem como objetivo principal promover a saúde mental, combater o estigma sobre transtornos mentais e incentivar o diálogo aberto sobre o tema.
A escolha do mês se dá porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A cor amarela foi adotada como símbolo da campanha por representar luz, vida e esperança, além de estar ligada à história de Mike Emme, um jovem norte-americano que tirou a própria vida em 1994 e cuja memória deu origem a uma rede de apoio com fitas amarelas.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um dos principais canais de apoio emocional no Brasil, oferecendo atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188, disponível 24 horas por dia. A campanha reforça que falar sobre saúde mental salva vidas e que todos podem fazer parte dessa rede de cuidado.