Ouvindo...

Mineirão 60 anos: ‘Toca 3’ e ‘Salão de Festas’, estádio é símbolo para Cruzeiro e Atlético

Casa dos arquirrivais durante pouco menos de 58 anos, estádio foi carinhosamente apelidado por ambas as torcidas

Torcedores de Cruzeiro e Atlético no Mineirão

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, completa, nesta sexta-feira (5), seu 60° aniversário.

O local foi casa de Cruzeiro e Atlético durante pouco menos de 58 anos. A relação, inclusive, é tão especial que ambas as torcidas popularizaram alcunhas particulares para o Gigante da Pampulha.

Para a torcida do time celeste, o Mineirão é carinhosamente conhecida como Toca da Raposa III. O apelido foi popularizado em meio aos cruzeirenses, especialmente, após a construção da Toca da Raposa II, inaugurada em 9 de março de 2002.

Já do lado atleticano, o Mineirão ficou carinhosamente conhecido como “Salão de Festas”. A alcunha veio à tona após a reinauguração do estádio, em fevereiro de 2013. Na época, o Galo ainda mandava a maioria de seus jogos na Arena Independência, mas conquistou a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, no Gigante da Pampulha e em anos consecutivos (2013 e 2014).

A torcida do Atlético também se apoia ao fato de que, das últimas dez voltas olímpicas que o estádio recebeu, oito celebraram títulos do Alvinegro.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.